Haddad diz que conversará sobre meta fiscal com Lula nos próximos dias e apresentará dados na quinta


Ministro da Fazenda ressaltou que ainda não há definição sobre um possível contingenciamento. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira (19) que discutirá a meta fiscal com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos próximos dias e apresentará os dados completos na próxima quinta-feira (22). Segundo ele, a equipe econômica está finalizando as projeções para este ano e para 2026, e as medidas serão divulgadas em conjunto.
Haddad ressaltou que ainda não há definição sobre um possível contingenciamento.
“Vamos ter várias reuniões essa semana pra fechar e, na quinta-feira, a gente divulga o quadro fiscal e o que for necessário, como no ano passado”, disse Haddad.
Economistas cobram ajuste fiscal firme e Haddad fala em possíveis mudanças futuras no arcabouço; Bruno Carazza comenta
Questionado sobre as informações que circulam de que o governo estaria preparando um contingenciamento de R$ 18 bilhões, o ministro foi enfático: “Eu não posso antecipar”.
O ministro frisou que não vai antecipar informações sobre o quadro fiscal antes de anunciá-las oficialmente. “Não vou antecipar, quinta-feira vou anunciar pra todo mundo, não vou privilegiar ninguém”, concluiu.
Haddad em entrevista à GloboNews
Reprodução
A meta do governo é zerar o déficit das contas públicas em 2025, conforme estabelecido pelo arcabouço fiscal aprovado no ano passado. As regras permitem um déficit de até 0,25% do PIB (cerca de R$ 31 bilhões) sem que a meta seja formalmente descumprida. No entanto, Haddad reafirmou o compromisso de buscar o equilíbrio total das contas.
Haddad também foi perguntado sobre possíveis medidas de compensação envolvendo o INSS. No entanto, afirmou que o tema não foi tratado nesta segunda-feira. “Não tratamos disso hoje”, resumiu.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.