
A partir desta terça-feira (20), todas as pessoas com mais de seis meses de idade já podem se vacinar contra a gripe em Feira de Santana. A ampliação do público foi anunciada pelo secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, após a liberação por meio de nota técnica do Ministério da Saúde. A vacina está disponível gratuitamente em 103 salas de vacinação espalhadas entre os distritos e a sede do município.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o secretário informou que o município já imunizou mais de 50 mil pessoas dos grupos prioritários e, com a nova fase da campanha, pretende ampliar significativamente esse número. “Nos preparamos desde o início. Inclusive, antecipamos a campanha em uma semana, começando em 31 de março, por causa da Micareta, que atrai grandes aglomerações e poderia facilitar a transmissão do vírus da gripe”, explicou o secretário.
Para alcançar a maior cobertura vacinal possível, a Secretaria de Saúde está apostando em estratégias descentralizadas. No “Dia D” da campanha, por exemplo, a vacinação em um shopping da cidade representou 30% do total de doses aplicadas. “Isso mostra que precisamos buscar as pessoas onde elas estão. Continuaremos com ações assim para facilitar o acesso de quem não pode ir às unidades de saúde durante a semana”, afirmou.
Ainda segundo o secretário Rodrigo Matos, o objetivo do município é vacinar 320 mil pessoas, o que representa 100% das doses disponibilizadas. A meta técnica do Ministério da Saúde é de 90%, equivalente a 290 mil doses, mas a gestão local quer ir além.
“Vacinar é evitar hospitalizações, evitar mortes. Só em 2024, as doenças respiratórias virais foram responsáveis por quase 200 óbitos em Feira de Santana. A vacina é segura, eficaz e salva vidas”, reforçou ao Acorda Cidade.
O secretário também esclareceu dúvidas frequentes. Quem teve gripe recentemente pode ser vacinado assim que os sintomas cessarem, especialmente a febre. “Não precisa esperar um tempo determinado. Assim que estiver bem, pode procurar a unidade”, disse.
Ele também destacou que os sintomas da gripe variam bastante e que a vacinação ajuda a reduzir a gravidade dos quadros. “Pessoas vacinadas tendem a apresentar sintomas mais leves, como coriza ou dor de cabeça, e precisam menos de internação. Por isso, é fundamental que todos se vacinem.”
Apesar da boa adesão inicial, o secretário reforça o papel da imprensa e da mobilização social para ampliar ainda mais a cobertura vacinal. “A imprensa tem sido uma aliada fundamental. Essa corrente do bem tem feito a diferença. Com a ampliação do público, temos certeza de que os números crescerão ainda mais.”
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Leia também: Dia D de vacinação contra gripe movimenta unidades de saúde em Feira de Santana
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.