
Um ato de solidariedade e que salva vidas aconteceu pela segunda vez, em menos de uma semana, no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo: a doação de órgãos.
Segundo a assessoria do hospital, a família de um paciente, vítima de acidente de trânsito e que recebeu atendimento no local, decidiu autorizar a doação. Fígado e rins coletados foram destinados para pessoas que aguardam na fila de transplantes.
LEIA TAMBÉM
- Rede Saúde 2025 apresenta novidades que prometem transformar o setor de saúde no ES
- Torcedores do Corinthians fazem megadoação de sangue em Vitória
- Irmã siamesa tem morte cerebral confirmada após cirurgia de separação
Na última sexta-feira (16), outra doação destinou fígado e córneas para pacientes do Espírito Santo.
Doadores são homenageados com corredor de aplausos
Em ambas as ocasiões, como homenagem simbólica aos doadores que, infelizmente não resistiram, o hospital organizou um corredor de aplausos durante a passagem da equipe responsável com os órgãos.
ASSISTA AO VÍDEO
A Santa Casa ainda destacou a importância da pessoa, em vida, comunicar à família o desejo de ser doadora. A captação só é feita com o consentimento da família e após a confirmação da morte encefálica.
A captação dos órgãos ocorre somente após a constatação de morte encefálica — ou seja, quando há completa e irreversível parada de todas as funções do cérebro. Esse diagnóstico é realizado por uma equipe profissional, por meio de exames de imagem, exames clínicos e laboratoriais.