Mais de 60 mil famílias de São José podem ser beneficiadas pela Tarifa Social Paulista de saneamento; entenda como funciona


Programa do governo estadual iniciou nesta semana. Saiba quem tem direito e como participar de audiência pública sobre a tarifa. Mais de 60 mil famílias de São José podem ser beneficiadas pela Tarifa Social Paulista de saneamento
Divulgação/Semil
Começou a valer, em todo o estado de São Paulo, o novo programa Tarifa Social Paulista de saneamento. Os descontos na conta de água da Sabesp podem chegar a 78%. Em São José dos Campos, 62,3 mil famílias podem ser beneficiadas.
Diante da iniciativa, o governo estadual abriu uma consulta pública. A população pode opinar e dar sugestões sobre o programa tarifa social paulista pela internet até o dia 19 de junho – clique aqui para acessar.
Podem se inscrever no Cadúnico famílias com renda per capita de até meio salário mínimo. O cadastro dá acesso a programas sociais do governo federal, como o bolsa família, por exemplo. E, agora, os inscritos poderão ser incluídos no novo programa tarifa social de saneamento, anunciado pelo governo do estado.
A estimativa é que 300 mil novas famílias passem a contar com descontos, em todo estado de São Paulo. Só em São José dos Campos, mais da metade das famílias cadastradas também serão beneficiadas.
Em São José, atualmente, 104.574 famílias estão no CadÚnico. Com a ampliação da tarifa social, 62.361 estão aptas para receberem o desconto.
São três categorias: na vulnerável, têm direito a 78% de desconto na conta de água famílias cadastradas no CadÚnico com renda per capita de até um quarto do salário mínimo.
Na categoria social 1, o desconto é de 72% e agora inclui famílias com renda per capita de até meio salário mínimo que tenham pessoa com deficiência ou pessoa idosa com 65 anos, ou mais, e pessoas que recebem o benefício de prestação continuada.
Quem já participava de programas comerciais da Sabesp terá um prazo de 18 meses pra fazer o CadÚnico, caso não seja inscrito ainda.
Já a categoria social 2, criada com o programa, prevê desconto de 50% para famílias que residem em núcleo urbano informal passível de regularização, por 24 meses contados da ligação. Elas serão estimuladas a se inscreverem no CadÚnico e assim, conseguir descontos maiores.
Os beneficiários já cadastrados vão receber o desconto automaticamente. Quem se encaixa no perfil, mas ainda não tá cadastrado, deve procurar a secretaria de assistência social do município.
Em São José dos Campos, o atendimento do cadastro único é feito nas unidades do CRAS – Centro de Referência da Assistência Social.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.