A V.tal, empresa de infraestrutura digital neutra líder nas Américas, e a Meta anunciam a construção do primeiro cabo submarino em Porto Alegre criando um ecossistema de conectividade que beneficiará toda a região sul do país. O projeto será derivado do cabo Malbec, que conecta o Brasil à Argentina, ligando Rio de Janeiro, São Paulo, Buenos Aires e em breve Porto Alegre com o lançamento da branch unit de 280 km prevista para 2027. O cabo estará conectado ao novo data center da Tecto, subsidiária da V.tal, que será construído na região beneficiando não só o estado, mas todos os países do Cone Sul – Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai.
A implantação da nova rota submarina na cidade de Porto Alegre permitirá a transmissão de dados em alta velocidade com baixa latência promovendo a digitalização e inovação, além do crescimento na região. “O impacto desse projeto será significativo para a economia digital local, posicionando Porto Alegre como um novo hub de conectividade.
Será uma infraestrutura única que vai atrair o interesse das operadoras, big techs, OTTs e provedores de internet, além de outras empresas de cabos submarinos. Além disso, todos os países do Cone Sul serão beneficiados com esse novo ecossistema, sem falar nos usuários finais e empresas que terão uma melhor experiência no uso da internet e aplicações digitais”, revela Felipe Campos, CEO da V.tal
A estação de ancoragem do cabo submarino será instalada no município de Balneário Pinhal, cerca de 105 km de Porto Alegre, acompanhada de um investimento robusto na rota terrestre que conecta as duas cidades. A V.tal está modernizando a infraestrutura terrestre para conexão com a capital gaúcha, enterrando a rede aérea e assegurando maior estabilidade, resiliência e velocidade na transmissão de dados.
“A expansão do Malbec para Porto Alegre é um marco da conectividade na América do Sul, beneficiando milhões de pessoas no Brasil e posicionando a capital gaúcha como o primeiro grande hub digital internacional do sul do país. Contribuirá para a atração de empresas de infraestrutura digital, baixando custos e melhorando serviços ao consumidor”, explicou a Diretora de Políticas Públicas, Conectividade e Infraestrutura da Meta para América Latina, Ana Luiza Valadares.
A construção e implantação da nova rota submarina na cidade de Porto Alegre será feita pela Alcatel Submarine Networks e utilizará a mais recente tecnologia de cabos submarinos e roteadores ópticos permitindo a oferta de serviços de transporte de circuitos de até 800Gbps entre Porto Alegre e Buenos Aires ou Porto Alegre e São Paulo. A capacidade disponível do novo cabo será de até 20Tbps por par de fibra.
“Este investimento em conectividade submarina, plenamente alinhado ao nosso Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável, representa um marco estratégico para o futuro do Estado. Além disso, fomenta projetos de inteligência artificial, tecnologias que já transformam o presente e definirão o futuro da inovação, setor em que o Rio Grande do Sul é líder no Brasil, segundo o ranking de competitividade dos Estados”, afirmou o governador Eduardo Leite.
Cabo Malbec
O cabo Malbec possui 2,5 mil km de extensão e conecta as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Buenos Aires e em breve Porto Alegre com a inauguração da branch unit em 2027 que terá 280 km de extensão. Santiago do Chile também está conectada à rede Malbec por meio de uma conectividade terrestre com Buenos Aires. Além disso, a rede também interconecta Rio de Janeiro a Fortaleza, Venezuela, Colômbia, Estados Unidos e Bermudas por meio da infraestrutura de 26 mil km de cabos submarinos da V.tal.