
Reprodução/Sesp
Dez pessoas foram presas durante uma operação conjunta das polícias Civil e Militar em Piúma, região Sul do Espírito Santo, nesta quinta-feira (22). Segundo as investigações, os detidos têm ligação com o Comando Vermelho, facção criminosa do Rio de Janeiro.
A operação, batizada de “Nexum”, foi deflagrada com objetivo de cumprir mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão, além de internação de menores infratores em Piúma. A ação é um desdobramento da operação “Pacificação”, realizada em 2023.
>> Dois comerciantes são mortos a tiros dentro de caminhonete no Sul do ES
>> Troca de tiros após briga de facções termina com 3 presos em Cariacica
>> Pai de santo é preso suspeito de estuprar e engravidar menina de 14 anos no ES
Segundo a Polícia Civil, a investigação se estenderam por oito meses e após representação ao Judiciário, foram expedidos mandados contra 50 pessoas, integrantes de uma organização criminosa que atua na cidade.
Os suspeitos atuavam no tráfico de drogas em diversos bairros, como Areias, Piuminas, Centro e outros.
A conexão com o Comando Vermelho foi confirmada pelo delegado de Piúma, Vitor Alano. Segundo ele, o líder da organização está escondido no Morro do Alemão, no Rio de Janeiro, e controla a atuação do tráfico em Piúma.
Durante as investigações, foi constatado que os membros da organização criminosa têm ligação com o Comando Vermelho (CV), facção criminosa do Rio de Janeiro. O líder do grupo está escondido no Complexo do Alemão, de onde comandava as atividades ilícitas em Piúma. Contra ele foi expedido mandado de prisão preventiva pela prática dos crimes de homicídio, tráfico de drogas, associação para o tráfico e organização criminosa
Alguns envolvidos já estavam presos
De acordo com o delegado, boa parte das prisões ocorreram dentro de presídios do Estado, uma vez que muitos dos envolvidos já estavam detidos pelos mesmos crimes. Apesar disso, ainda há outras prisões pendentes, e uma nova etapa da operação não está descartada.
Ainda segundo Alano, a organização criminosa atuava em vários bairros e por isso era conhecida como “Tropa do Pânico”, que é uma célula do Comando Vermelho.
Conexão entre Piúma e Cachoeiro
Durante as investigações, a polícia também identificou uma conexão entre lideranças do tráfico em Piúma e Cachoeiro de Itapemirim. Um membro do Comando Vermelho é um dos líderes do bairro Bela Vista, em Cachoeiro, tinham uma forte ligação.
Já nesta quinta-feira, com o cumprimento dos mandados de prisão, havia um gerente do tráfico ligado à organização criminosa do Rio de Janeiro.
“Em relação a esse alvo, as investigações descortinaram, além da sua liderança na gestão das vendas dos tóxicos, sua atuação na lavagem de dinheiro da organização criminosa, utilizando, para tanto, um comércio de fachada voltado para venda de açaí. Com essas ações, foi possível desarticular essa célula criminosa, contribuindo para a pacificação e a segurança da população de Piúma”, completou o delegado.