
No mercado de Uberlândia desde 1990, o Bar do Carlinho viu no Comida di Buteco de 2007 a grande mudança. Aos poucos, o cardápio tradicional com porções simples ganhou a companhia de pratos mais elaborados e que transformaram o estabelecimento no maior vencedor do concurso de Uberlândia e Araguari com quatro títulos. Bar do Carlinho vence Comida di Buteco 2025 com bolinho Sabor Agreste
O ano era 2007 e o Bar do Carlinho já estava consolidado no coração do Bairro Bom Jesus, em Uberlândia, há 17 anos. Mas a bela história construída até ganharia um novo capítulo a partir do Comida di Buteco daquele ano.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
José Carlos Alves, mais conhecido como Carlinho, já foi personagem do g1 durante a série “Se esse bar falasse” abriu o bar em 1990 a partir da necessidade de sustentar a família recém-iniciada. Carlinho e a esposa Simone Ferreira, que esperava a primeira filha do casal, não tinham experiência com porções ou vendas, mas superaram todas as dificuldades.
“O mais difícil de tudo é que a gente não tinha dinheiro para investir. Então pensa você saber que precisa muito comprar alguma coisa, mas você não tem como”, relembrou.
Durante a série, Carlinho lembrou que no início só vendia cigarro picado, doses de pinga e ficha de sinuca. Já as mesas de bilhar eram as únicas ‘mesas’ do bar.
Carlinho e as filhas, ainda pequenas, na porta do bar, em Uberlândia, na década de 1990.
Carlinho/arquivo pessoal
A virada de mesa
Orgulhoso da trajetória e o ambiente agradável construídos até ali, Carlinho lembra que até 2007 o cardápio era bem tradicional: porções simples como batata-frita e calabresa, além de caldos e espeto. No entanto, o destino mudaria completamente naquele ano.
A chance de participar do Comida di Buteco bateu à porta, ou melhor, no balcão. Do medo de participar do concurso, várias mudanças aconteceram, entre elas, o despertar de um talento, Simone Ferreira, esposa de Carlinho.
“Aceitamos o desafio e ainda despertou um talento na Simone que nem ela imaginava. Ela cria tudo, me entrega as receitas prontinhas. Eu só entro para finalizar uma coisa ou outra, mas ela é abençoada na cozinha”, disse.
Da primeira participação surgiu o Agarradinho na Neve, uma porção de carne empanada com gergelim. Mesmo sem o título, o sucesso era inegável, pois a melhora financeira foi inegável.
Só que além do reflexo no caixa, o concurso mostrou ao casal que as porções tradicionais sempre estariam no gostos do clientes, mas que inovar também era um grande atrativo.
E ano após ano, o Comida di Buteco e o talento de Simone Ferreira consolidaram o Bar do Carlinho no cenário “butequeiro” e gastronômico de Uberlândia. E mais, o estabelecimento que em 1990 só vendia cigarro picado, pinga e fichas de bilhar se transformou no maior vencedor do circuito Triângulo do Comida di Buteco com quatro títulos.
Bar do Carlinho que só vendia cigarro picado, pinga e ficha de bilhar em 1990 se transformou no maior campeão do Comida di Buteco em 2025.
Juliana Kopp/g1
Bar do Carlinho, de Uberlândia, é tetracampeão com Bolinho Sabor Agreste
Relembre todos os pratos participantes em Uberlândia e Araguari em 2025
Conheça o bar da Dona Antônia, que vende mais de 1 tonelada de torresmo por mês
Bar do Betão e tem rã empanada como um dos pratos mais famosos
Há mais de 50 anos no mesmo ponto, tradição do Bar dos Morenos passa de pai para filho
Dos prêmios pelas receitas originais à trajetória de vida, Bar do Carlinho coleciona vitórias
Conheça o Saideira, que começou como projeto de faculdade
O tetracampeonato
Mas apesar da tradição em Uberlândia e no Comida di Buteco, o grande campeão de 2025 quase não participou da edição. Segundo Carlinho, ele não estava muito animado em participar, mas foi incentivado por alguém que muitos veriam como concorrente: Betão, do Bar do Betão.
“Eu não imaginava ser campeão em meio a tantos bares importantes. Eu não estava motivado para esse ano e o Betão disse que eu não poderia ficar de fora e agora eu conquistei o quarto título”, disse Carlinho.
Prato: Bolinho Sabor Agreste
Descrição: Bolinho de arroz com macaxeira, gerimum, carne bovina desfiada, recheado com queijo canastra. Acompanhado de molho de nata, com um toque de cominho e cubos de queijo coalho gratinado;
Endereço: Rua Costa Pereira, nº 159, Bairro Bom Jesus, Uberlândia
Funcionamento: Segunda a sábado das 18h às 0h;
Bar do Carlinho Uberlândia campeão Comida di Buteco Triângulo Mineiro
Guilherme Gonçalves/g1
➡️Nos cards abaixo,arraste para o lado para ver todos os pratos do ‘Comida di Buteco’ 2025. Gostou de algum? É só clicar para ver a foto.
Concurso
O concurso ocorre desde 2000 e foi criado em Belo Horizonte, com a finalidade de resgatar a cozinha “de raiz”. Participam somente bares considerados negócios familiares.
Os inscritos são avaliados de 1 a 10, considerando os seguintes critérios: atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco. Júri e público dividem a nota, com peso de 50% para cada, respectivamente.
Campeões Comida di Buteco Triângulo Mineiro
📲 Siga o g1 Triângulo no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas