
Em evento do Fórum Empresarial de Sergipe, na sexta-feira (23), o governador Fábio Mitidieri, PSD, ao lado do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, União Brasil, convidado palestrante, reforçou o compromisso do Governo de Sergipe com o desenvolvimento do Estado.
Com resultados de destaque no país, na visão dos dois Sergipe cresce com responsabilidade, conquistando o reconhecimento regional e nacional em diversas áreas, como segurança pública, turismo, redução da desigualdade, melhoria da qualidade de vida e segurança fiscal.
O governador Fábio Mitidieri destacou semelhanças entre os Estados de Sergipe e Goiás, o que favorece, ainda mais, o diálogo entre os gestores. “Quando um trabalho é feito com excelência, ele pode ser exemplo para o Brasil, e Sergipe e Goiás são muito parecidos neste sentido, inclusive com relação à redução da violência”, disse Fábio.
“Sergipe, assim como Goiás, tem a menor taxa de desemprego da história. Sergipe, assim como Goiás, tem o melhor saldo de emprego da sua história. Então, é relevante que a gente possa conversar, mostrar o que está dando certo aqui, o que está dando certo lá, para que possamos ter essa troca de experiências”, explana.
Diante de empresários e lideranças políticas sergipanas, Ronaldo Caiado lembrou que Sergipe é referência na citricultura e em outras riquezas. “Temos aqui o gás, combustíveis fósseis, capacidade mineral, como o potássio, entre outras riquezas. O que a atual gestão faz hoje em Sergipe, em um território de 22 mil quilômetros quadrados, pequeno quando comparado, por exemplo, ao meu Goiás, com quase 350 mil quilômetros quadrados, é de tirar o chapéu”, disse o líder goiano.
“Porque o governador me dizia que Sergipe vai chegar a uma arrecadação de R$ 19 bilhões e é um Estado que está se industrializando cada vez mais”, evidencia o governador de Goiás ao se inteirar sobre o potencial de Sergipe.
Já o coordenador do Fórum Empresarial, Sandro Moura, lembrou que, além do potencial econômico do Estado, Sergipe se destaca, ainda, pela riqueza cultural. “Você está no país do forró, governador Caiado. Sergipe tem o maior forró do país. E temos, aqui, também, um governador arrojado”, contou o empresário ao defender o trabalho da gestão estadual, assim como a valorização da identidade regional resgatada pelo Estado com a promoção do Ciclo Junino, a qual enfatiza Sergipe como “o país do forró”.
O encontro reuniu num dos auditórios do Hotel Vidam a fina flor do empresariado de Sergipe que saiu do evento convencido de que o governador goiano faz um trabalho que o respalda a abrir uma boa picada de pré-candidato a presidente da República no ano que vem. Ronaldo Caiado disse aos empresários de Sergipe que já lançou o projeto de sua candidatura desde o mês de abril.
Ao governador de Goiás, o Lide Sergipe ofereceu um jantar à noite. “Nós, que formamos a classe produtora de Sergipe e do Brasil, não podemos prescindir de ouvir a voz da experiência de uma figura pública como o governador Ronaldo Caiado. Não podemos deixar de saber o que ele fez por seu Estado e o que pensa em fazer pelo Brasil”, disse Victor Rollemberg, presidente do Lide Sergipe.
Depois do evento, Ronaldo Caiado, que é médico há 50 anos e está governador reeleito de Goiás, um Estado que tem mais de três vezes a população de Sergipe, concedeu ao jornalista Jozailto Lima uma Entrevista Domingueira ao Portal JLPolítica. Foram 30 minutos de um papo aberto, franco e sem filtro, no qual ele passa a limpo boa parte do que fez por Goiás e revela o que pensa em fazer por um Brasil eventualmente presidido por ele.
Na conversa, chama a atenção o gráfico que o goiano faz do perverso domínio da vida brasileira por um Estado paralelo do crime organizado, que, avisou, em um eventual o Governo Federal tocado por ele, não vai prosperar. Vai ser banido como ele afirma ter feito no Estado de Goiás.
“Por que até hoje todo mundo fechou os olhos para isso e o crime organizado é um atentado direto ao Estado democrático de direito. Poucos homens no Brasil hoje têm a coragem de enfrentar a musculatura de facções criminosas. Hoje eles estão infiltrados dentro das profissões liberais. Estão hoje integrando poderes da República, poderes estaduais e detêm cargos com mandatos eletivos. Mas comigo vai ser diferente”, disse Caiado.
A Entrevista Domingueira com Ronaldo Caiado – a de número 432 deste site – será postada pelo Portal JLPolítica no domingo, dia 1º de junho. É preciso deixar patente que ele se coloca muito democraticamente no processo de validação de uma candidatura em 2026, prometendo respeito aos demais partidos da sua linha e sobretudo ao PP, com quem seu União Brasil forma uma federação partidária. Aguarde.
Fonte: JL Política & Negócio
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.