O porta-aviões USS Nimitz (CVN-68) deixou o porto de San Diego no dia 26 de março para iniciar oficialmente seu último desdobramento operacional rumo ao Pacífico Ocidental. A emblemática embarcação da Marinha dos Estados Unidos havia partido de sua base de origem em Bremerton, Washington, no dia 21 de março e atracado em San Diego no dia 24, de onde zarpou para a missão.
O USS Nimitz lidera um Grupo de Ataque de Porta-Aviões (CSG) composto por quatro destróieres: USS Curtis Wilbur (DDG-54), USS Gridley (DDG-101), USS Lenah H. Sutcliffe Higbee (DDG-123) e USS Wayne E. Meyer (DDG-108) — este último proveniente da base de Pearl Harbor, de onde partiu em 9 de março e chegou a Singapura em 26 de março.
A missão do Nimitz ocorre em meio a uma reorganização estratégica das forças navais dos EUA na região Indo-Pacífico e no Oriente Médio. Com sua partida para o Pacífico, o porta-aviões USS Carl Vinson (CVN-70) se desloca do Pacífico Ocidental em direção ao Mar Vermelho, acompanhado pelo cruzador USS Princeton (CG-59) e pelo destróier USS Sterett (DDG-104). O trio encerrou uma visita ao porto de Apra Harbor, Guam, no último dia 28 de março e está em trânsito para sua nova área de operações.
O USS Nimitz, comissionado em 1975, é o navio-líder da classe de dez super porta-aviões movidos a propulsão nuclear da Marinha dos EUA. Após quase cinco décadas de serviço, esta última missão representa o encerramento de uma era, consolidando o legado de uma das embarcações mais icônicas da frota americana.
O post Porta-aviões USS Nimitz inicia seu último desdobramento operacional rumo ao Pacífico Ocidental apareceu primeiro em Poder Naval.