O avanço de uma frente fria e de uma intensa massa de ar frio de grandes proporções deve derrubar as temperaturas em diferentes regiões do país nesta semana, especialmente no Sul e Sudeste. Chuvas intensas, queda de granizo e até neve estão entre as possibilidades da previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Até este domingo, os três estados do Sul estão em estado de atenção, e são esperadas, a partir de quarta-feira, temperaturas próximas de zero grau. A chegada do frio também é prevista em São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e de Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Acre e no sul do Amazonas.
Ainda segundo o Inmet, a possibilidade de neve ocorre com temperaturas mínimas entre 2 °C e -2 °C, o que deve acontecer nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, precisamente nas regiões serranas, devido à combinação entre umidade e temperaturas baixas. O instituto também pontua que este é o primeiro grande episódio de friagem no país em 2025.