Cerca de 26 mil contribuintes ainda não declararam Imposto de Renda em Feira de Santana; prazo termina nesta sexta (30)

Declaração Imposto de Renda - Receita Federal
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

O prazo final para a entrega da Declaração do Imposto de Renda da pessoa física de 2025, referente ao ano-calendário de 2024, está prestes a acabar. Os contribuintes têm até o dia 30 de maio, sexta-feira, para prestar contas ao leão. Em Feira de Santana a previsão da Receita Federal é de receber 89 mil declarações. Até a tarde de terça-feira (27), foram recebidas cerca de 63 mil.

Ao Acorda Cidade, o delegado da Receita Federal em Feira de Santana, Gustavo Breitenbach, destacou que quem não declarar até o final do prazo pode sofrer penalidades. Segundo ele, muitas pessoas deixam para declarar nos últimos dias.

“A pessoa física que não fizer a declaração vai pagar 1% do valor dos tributos devidos, por mês que atrasa. Isso vai somando até chegar a 20% do valor devido. A multa mínima é de R$ 165,74 centavos. A pessoa também pode ficar com problemas no CPF e gerar complicações, inclusive, na movimentação da conta bancária”, explicou.

delegado da Receita Federal em Feira de Santana, Gustavo Breitenbach, fala sobre declaração do IR
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Atualmente, a declaração do Imposto de Renda é 100% online e pode ser feita pelo computador ou até por um aparelho de telefone, através do programa da Receita Federal ou pelo site. Gustavo Breitenbach lembrou da possibilidade da declaração pré-preenchida.

“Inclusive, a pessoa já pode baixar a declaração pré-preenchida que é uma ótima opção. Mas a pessoa precisa ter conta no Gov.ba nível ouro ou prata e as informações que vêem ali são informações que já foram passadas, como despesa médica e salários recebidos. Então é muito importante conferir os dados e, se for necessário, corrigir”.

O delegado da Receita Federal em Feira explicou que a declaração tem algumas fichas a serem preenchidas. “Tem a ficha dos rendimentos, que é tudo que você recebeu ao longo do ano passado, tem a ficha dos seus gastos, tem muitos gastos que são dedutíveis, como despesa com saúde, educação, e também tem a ficha de bens e direitos, onde vai colocar todos os seus patrimônios”.

Restituição

Além do encerramento da declaração de IR no dia 30 de maio, outros prazos também se encerram nesta data, que também marca o início do pagamento das restituições.

“É o prazo também para quem tem imposto a pagar. Se quiser pagar em cota única ou dividir em oito cotas, essa cota única ou a primeira cota também encerra agora, 30 de maio, depois já começa a pagar a multa. E as restituições também começam em 30 de maio. Serão cinco lotes no total, sendo o primeiro com o pagamento a partir de 30 de maio e o primeiro lote é o maior de todos. Então, tem muita gente que já vai receber a restituição agora, sexta-feira”.

Quem é que normalmente tem imposto a restituir?

O delegado também falou, em entrevista ao Acorda Cidade, sobre quem tem direito a restituir o Imposto de Renda. “O trabalhador, que tem carteira assinada, recebe o seu salário e tem a restituição direta, o imposto de renda é direto na fonte. Quando chega no ano agora, que ele vai colocar tudo que ele já pagou de imposto de renda e começa a deduzir as despesas de saúde, as despesas de educação, percebe que ele pagou mais imposto do que devia. E aí começa a ter direito às restituições. As pessoas que são profissionais liberais, que não costumam pagar o imposto ao longo do ano, deixam para fazer tudo no ajuste agora e dificilmente vão ter imposto a restituir. Provavelmente vai ter imposto a pagar”, explicou.

Declaração de IR do MEI

A declaração do Imposto de Renda para MEI tem um prazo diferente, se encerrado em 31 de maio, no sábado. “Quem tem um CNPJ aberto em seu nome tem que fazer a declaração da pessoa física, do CPF e a declaração do CNPJ, que é muito simples. A pessoa que tem um CNPJ aberto no seu nome, um MEI, já vem pagando o carnê todo mês ao longo do ano passado. A declaração agora é só para informar quanto foi o faturamento no ano passado e se ele teve um empregado. Então, é uma declaração bem simples, dá para fazer pelo celular também”, destacou Gustavo Breitenbach.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e do grupo no Telegram

Adicionar aos favoritos o Link permanente.