
Nesta sexta-feira (30) foi o primeiro dia de atendimento presencial nas agências dos Correios. Ainda não há previsão para a devolução do dinheiro. Fraude no INSS: mais de 2 milhões de aposentados e pensionistas já contestaram descontos indevidos nos seus pagamentos
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Mais de 2 milhões de aposentados e pensionistas já contestaram descontos indevidos nos pagamentos do INSS.
Nesta sexta-feira (30) foi o primeiro dia de atendimento presencial nas agências dos Correios. Logo que as portas se abriram, pela manhã, muita movimentação em todas as 5.033 agências dos Correios, no Brasil inteiro.
“Eu não tenho muita informação em tecnologia, aí eu preferi vir nos Correios”, diz o mecânico José de Souza.
“O que eu suspeitei foi que vinham uns descontos que eu não sabia do que que era, aí procurei o banco, que era R$ 290 todos os meses aparecia aquilo ali”, conta o aposentado, Lauro Pereira dos Santos.
Por volta de 9h, a procura foi tanta que derrubou o sistema da Dataprev, a empresa de tecnologia do governo que processa as folhas de pagamento do INSS. Só voltou a funcionar quase 11h.
Quem busca ajuda são brasileiros que suspeitam de fraude em seus benefícios. Uma investigação da Polícia Federal revelou um esquema em que entidades associativas descontavam valores dos benefícios do INSS sem autorização dos segurados.
Um dinheiro que faz muita falta.
“Eu me sinto muito constrangida, porque fazer uma coisa dessas com as pessoas de idade, que o ganho que tem, que aqui serve para a gente pagar um aluguel, comprar um remédio e ajudar um filho quando precisa, isso é uma covardia muito grande”, diz a aposentada Maria Zuleide.
A maior parte dos aposentados e pensionistas chegou aos Correios para checar se houve algum desconto indevido na folha de benefícios. Pessoas que não têm acesso à internet ou que têm dificuldades para fazer essa checagem sozinhas. Os funcionários dos Correios acessam os dados dos beneficiários. Se houver algum desconto que não foi reconhecido, a contestação é feita na hora.
“Eu não autorizei, né? Não autorizei e apareceu”, diz o aposentado Eduardo da Silva.
Carlos Batista de Oliveira, carteiro aposentado do Rio, também contestou a retirada mensal.
“Nunca ouvi falar dessa associação. Para mim é nova, desconheço ela”.
Em 15 dias, os beneficiários podem voltar aos Correios, acessar o site do INSS ou ligar para o número 135 para saber sobre a análise da contestação.
“Esse programa não tem data definida para terminar. A ideia é não deixar ninguém para trás, todo mundo ter a possibilidade de falar, se manifestar se esse desconto foi devido ou não. É a gente passar um pente fino mesmo nessa situação dos descontos associativos”, comenta o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior.
Ainda não há previsão para a devolução do dinheiro. Até agora, mais de 2 milhões de brasileiros já contestaram os descontos. Uma multidão representada pela indignação da aposentada Sandra Maria Pinheiro, de Cuiabá.
“Roubados! Porque somos pequenos, não sabemos ler, não sabemos escrever, não sabemos nem falar, né? Aí vem o fulano de tal, engravatado, sapatos bonitos, carro importado, tirando o que é nosso, que trabalhou 400 anos com chuva, relâmpago, trovão, né? Para trabalharmos para ter”.