A Suzano, produtora mundial de celulose e referência em bioprodutos à base de eucalipto, celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente nesta quinta-feira, 5, destacando suas iniciativas em sustentabilidade. Alinhada aos seus Compromissos para Renovar a Vida, a companhia tem ampliado os impactos positivos de suas operações florestais e industriais, com foco na conservação da biodiversidade, na gestão hídrica responsável e na oferta de produtos renováveis.
Entre 2020 e 2024, a Suzano conectou 157,8 mil hectares de fragmentos de vegetação nativa nos biomas Mata Atlântica, Cerrado e Amazônia. A iniciativa visa criar corredores ecológicos que ampliem os habitats de espécies como o lobo-guará, o mutum-de-penacho e o macaco-prego. A meta da empresa é conectar 500 mil hectares até 2030. Em paralelo, a companhia também trabalha para substituir materiais fósseis, com o objetivo de disponibilizar 10 milhões de toneladas de produtos renováveis até 2030.
DESCARBONIZAÇÃO E ENERGIA LIMPA
Desde 2020, a Suzano já removeu 29,4 milhões de toneladas de carbono equivalente da atmosfera. Atualmente, 90% da energia utilizada em suas operações industriais são de fontes renováveis. A companhia investe em soluções de longo prazo para reduzir suas emissões, com um grupo de trabalho multidisciplinar voltado à descarbonização. “Descarbonização é um tema transversal para a companhia. Conduzimos um grupo de trabalho que envolve mais de dez áreas da empresa, com o objetivo de discutir, monitorar e implementar projetos com potencial real de impacto”, afirma Nathalia Fan Naville, Coordenadora de Sustentabilidade e Mudanças Climáticas da Suzano.
De acordo com Nathalia, os projetos passam pelos mesmos critérios de avaliação de qualquer investimento estratégico. A empresa adota o Preço Interno de Carbono (PIC) como ferramenta de análise, mensurando financeiramente os ganhos com redução de emissões. “Nossos objetivos estão sendo endereçados e temos alcançado resultados que refletem bem a seriedade com que tratamos a pauta ambiental e a sustentabilidade em todas as etapas do nosso negócio. Seguimos investindo em soluções que conciliam produção e conservação, pois o principal é deixarmos um legado positivo para as futuras gerações e para o planeta”, destaca Clara Gazzinelli Cruz, Gerente Executiva de Sustentabilidade da Suzano.

GESTÃO HÍDRICA E IMPACTO SOCIAL
A gestão da água é outro pilar da estratégia ambiental da Suzano. Desde 2021, a empresa maneja 16,4 mil hectares de florestas para ampliar a disponibilidade hídrica em bacias críticas. Um exemplo é o projeto-piloto com inteligência artificial para mapeamento e proteção de nascentes da Mata Atlântica, no Espírito Santo.
Além dos avanços ambientais, a Suzano tem gerado impactos sociais expressivos. Somente em 2024, mais de 45 mil pessoas saíram da linha da pobreza por meio de projetos próprios ou em parceria com organizações sociais. Ao todo, 158 mil pessoas foram beneficiadas com ações de cunho social, que receberam investimentos superiores a R$ 59 milhões. “Investir em inovação, restauração ecológica e comunidades sustentáveis faz parte da nossa essência. O desenvolvimento é legítimo se gerar valor compartilhado”, afirma Clara Gazzinelli Cruz.
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