- Ontem, 4 de junho, a TKMS celebrou o lançamento da nova marca em sua unidade de Kiel, na Alemanha, com milhares de colaboradores e convidados
- A TKMS une todas as suas unidades de negócios sob o slogan “Your Maritime Powerhouse” (Sua Potência Marítima)
- Introdução da nova marca é mais um marco importante rumo à consolidação como empresa independente
A thyssenkrupp Marine Systems, uma das líderes mundiais na indústria naval, celebra o início de uma nova fase de desenvolvimento com o lançamento de sua nova marca. A partir de agora, a companhia passa a operar sob o novo nome TKMS e o novo slogan “Your Maritime Powerhouse” (Sua Potência Marítima). O novo nome e a nova identidade visual representam um marco no caminho para o posicionamento independente da empresa.
Ontem, dia 4 de junho, a TKMS celebrou a apresentação da nova marca com um grande evento em Kiel, na Alemanha: milhares de colaboradores e convidados acompanharam o lançamento da marca presencialmente e online, em todo o mundo. À noite, um show de drones, luzes e lasers iluminou o fiorde de Kiel com as novas cores da empresa.
A mudança de identidade visual nas unidades da TKMS será feita por etapas, começando pelos principais locais em Kiel e Bremen e seguirá nas demais instalações na Alemanha e no exterior. As empresas do grupo TKMS também vão adotar novos nomes sob a marca guarda-chuva. No Brasil, o estaleiro de Itajaí (SC) passa a se chamar TKMS Estaleiro Brasil Sul.
“Nossa nova identidade de marca nos ajuda a sermos percebidos com ainda mais força como uma empresa independente, em linha com nossos planos de abertura de capital ainda este ano. A sigla TKMS, amplamente utilizada até agora, passa a ser uma marca própria que une nossa tradição, nosso presente e nosso futuro. É ousada e representa excelência tecnológica, precisão e clareza – tudo isso alinhado ao nosso slogan ‘Your Maritime Powerhouse’. A TKMS simboliza claramente a filosofia de Uma Só Empresa: como uma casa de sistemas integrada, somos a única empresa naval alemã que reúne todos os campos marítimos sob o mesmo teto. Não apenas temos uma longa tradição de excelência técnica, como também um histórico muito positivo – principalmente pelos numerosos pedidos que recebemos nos últimos meses. Isso nos estimula a continuar fortalecendo nosso papel de liderança”, afirma Oliver Burkhard, CEO da TKMS.
A identidade da nova marca TKMS
O nome curto e direto da marca TKMS fala por si. Uma sigla já consolidada interna e externamente transforma-se agora em nome e perfil de marca independente. A nova paleta de cores é inspirada em submarinos (preto, antracito), embarcações de superfície (cinza), insígnias de patentes de uniformes navais e na produção de aço (amarelo). Isso torna a nova identidade da TKMS bem distinta do antigo esquema azul amplamente utilizado no setor de defesa marítima.
Uma nova arquitetura de marca também apoia o reposicionamento consistente da empresa em termos de comunicação, assegurando uma estrutura clara: as unidades operacionais – embarcações de superfície e submarinos, soluções eletrônicas e de software da ATLAS ELEKTRONIK e a divisão civil NXTGEN – passam a estar subordinadas à marca guarda-chuva TKMS dentro de uma identidade comum.
“É acertado e oportuno que passemos a falar a partir de uma só voz com nossos clientes e parceiros de negócios e sejamos percebidos visualmente como uma entidade forte e unificada. Naturalmente, isso se aplica especialmente aos nossos colaboradores”, explica Burkhard.
A TKMS está perseguindo de forma consistente seu posicionamento como empresa independente. Isso deverá ser concluído até o fim deste ano por meio de uma cisão parcial de ações da TKMS para os acionistas da thyssenkrupp AG. A empresa está no caminho da independência com uma carteira de pedidos bastante robusta: depois do contrato para quatro submarinos adicionais do tipo 212CD para a República Federal da Alemanha, a encomenda da construção do novo navio de pesquisa Polarstern para o Instituto Alfred Wegener e o recente contrato de dois novos submarinos para Cingapura, a carteira de pedidos agora soma cerca de 18 bilhões de euros.
Sobre a TKMS
A TKMS é uma das principais empresas navais do mundo, com mais de 8.000 colaboradores em três estaleiros localizados em Kiel, Wismar e Itajaí (Brasil), além de unidades espalhadas globalmente. Atua como fornecedora de sistemas para submarinos, embarcações de superfície navais, eletrônicos marítimos e tecnologias de segurança. Cerca de 3.300 funcionários trabalham em Kiel, tornando-o o maior estaleiro da Alemanha. Com 185 anos de história e uma busca constante por inovação, a empresa estabelece continuamente novos padrões no setor. A TKMS oferece soluções personalizadas para enfrentar os desafios complexos de um mundo em transformação. Seus colaboradores, com paixão e comprometimento, moldam o futuro da empresa todos os dias.
Sobre a thyssenkrupp
A thyssenkrupp é uma empresa internacional industrial e de tecnologia que emprega cerca de 98.000 colaboradores. No ano fiscal de 2023/2024, a empresa registrou um faturamento de €35 bilhões em 47 países. Suas atividades estão organizadas em cinco segmentos: Automotive Technology, Decarbon Technologies, Materials Services, Steel Europe e TKMS. Com amplo know-how tecnológico, os negócios desenvolvem soluções inovadoras para os desafios do futuro. Cerca de 3.900 colaboradores atuam em pesquisa e desenvolvimento em todo o mundo, com foco principalmente na proteção climática e na transição energética, na transformação digital da indústria e na mobilidade do futuro.
O portfólio de patentes da thyssenkrupp atualmente inclui aproximadamente 16.900 patentes e modelos de utilidade. A empresa está comprometida com metas climáticas ambiciosas, melhorando ativamente sua eficiência energética e climática. Ao mesmo tempo, o grupo apoia seus clientes com produtos avançados para ajudá-los a alcançar suas metas climáticas, desempenhando um papel fundamental na promoção da transformação verde.
Na América do Sul, as atividades da empresa remontam ao ano de 1837, empregando atualmente mais de 4.000 colaboradores na região nos segmentos automotivo, defesa naval e tecnologias para descarbonização. Na América do Sul, a empresa contabilizou durante o ano fiscal 2023/2024 um faturamento equivalente a R$ 6,8 bilhões. Para mais informações, visite www.thyssenkrupp-brazil.com
O post Thyssenkrupp Marine Systems se torna TKMS: nova marca, novo slogan e novas cores apareceu primeiro em Poder Naval.