67% dos CEOs brasileiros estão adotando ativamente agentes de IA

Um novo estudo global do IBM Institute for Business Value aponta que 67% dos CEOs brasileiros estão adotando ativamente agentes de IA em suas organizações e estão preparados para implementá-los em escala, superando a média global de 61%. Além disso, 59% dos executivos brasileiros disseram que estão preparando os funcionários para as mudanças culturais e operacionais que os agentes de IA estão trazendo para o ambiente de negócios.
O estudo anual da IBM com CEOs entrevistou 2.000 executivos de 33 países – incluindo o Brasil – e 24 indústrias em todo o mundo. Durante o AI Forum 2025, evento promovido pela IBM, dados e insights do estudo foram apresentados para os convidados, clientes e parceiros, abordando como os agentes de IA estão transformando a produtividade, os processos e as indústrias de diferentes setores econômicos brasileiros.
Segundo a pesquisa, os entrevistados globalmente esperam que a taxa de crescimento dos investimentos em IA mais que dobre nos próximos dois anos. Além disso, 59% dos CEOs brasileiros priorizam casos de uso de IA com base no ROI e 71% relataram que possuem métricas claras para medir o ROI da inovação. Outro ponto importante que mostra o atual cenário das empresas em relação a tecnologia no Brasil é que 88% planejam manter ou acelerar o ritmo de transformação digital em 2025.
Para Marcelo Flores, gerente geral de IBM Consulting Brasil, o estudo comprova o que já estamos vendo no nosso dia a dia. A aceleração do uso da IA é chave para que as empresas se mantenham relevantes para seus clientes e atrativas para seus colaboradores.
O estudo expõe, ainda, que 63% dos CEOs brasileiros acreditam que os ganhos potenciais de produtividade da automação são tão grandes que precisam aceitar riscos significativos para se manterem competitivos e 61% afirmam que o risco de ficar para trás os leva a investir em tecnologias antes de entenderem totalmente seu valor.
Outros dados da pesquisa:
  • 58% dos CEOs acreditam que a vantagem competitiva depende de quem tem a IA generativa mais avançada.
  • 46% afirmam que estão incentivando suas organizações a adotar a IA generativa em um ritmo mais rápido do que algumas pessoas consideram confortável.
  • 59% dizem que suas organizações precisam tirar proveito de tecnologias que mudam mais rápido do que as pessoas conseguem se adaptar.
  • 69% afirmam que a IA muda aspectos do negócio que consideram essenciais (“core”).
  • 71% dizem que o sucesso depende de manter um grupo amplo de líderes com profundo conhecimento de estratégia e autoridade para tomar decisões críticas.
  • 76% consideram a flexibilidade orçamentária para oportunidades digitais como crítica para crescimento e inovação a longo prazo.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.