
O trânsito de Feira de Santana é alvo constante de reclamações. Condutores reclamam de engarrafamento e trânsito confuso em vários pontos da cidade, especialmente em horários de pico. Nesta quinta-feira (12) o superintendente municipal de Trânsito Ricardo da Cunha, destacou que várias ações estão sendo implementadas pelo órgão, mas, segundo ele, essas ações não são necessárias para resolver os problemas. Ricardo afirma que a única solução para resolver as questões do trânsito de Feira de Santana, seria a redução de veículos transitando pela cidade.
No centro da cidade, por exemplo, Ricardo diz que se fosse prefeito, já teria proibido a circulação de veículos, deixando liberado apenas o transporte coletivo. Porém ele reconhece que essa seria uma medida a ser feita com cautela, pensando em vários pontos e dando condições para que a medida funcionasse.
“Na Europa muitas cidades fecharam os centros, veículos automotores não entram mais no centro na cidade. O projeto Novo Centro de Feira é um negócio futurista. A ideia é tirar os veículos do centro. Essa é a solução, foi por isso que o projeto Novo Centro estreitou as vias. Se eu fosse prefeito já teria fechado o centro da cidade para circulação de veículos”, afirmou.

Getúlio Vargas e transversais
Um dos pontos de grande circulação de veículos é a Getúlio Vargas e algumas transversais. O Superintendente Ricardo da Cunha voltou a dizer que a única solução seria diminuir o número de veículos na via.
“Toda vez que existe a lotação de trânsito em todas as faixas de uma via, o retorno precisa ser retirado e a Getúlio Vargas não comporta nenhum retorno. Em dado momento nós contabilizamos 200 veículos no cruzamento da Juracy Magalhães com a Getúlio Vargas. Imagine 200 veículos para fazer um retorno na Getúlio? a gente travaria a Getúlio porque o motorista não teria paciência para ficar na fila única e passaria para fila dupla e até tripla. O condutor na Getúlio Vargas não conseguiria passar”.
Ricardo da Cunha disse que está tentando fazer outros binários (retorno no quarteirão) na Getúlio Vargas, mas afirmou que não é fácil devido ao canteiro central. Ele destacou que essa é uma solução que minimiza, mas não resolve o problema.
O superintendente também citou outro ponto de congestionamento, que é na transversal da Getúlio Vargas com a Frei Aureliano e a Castelo Branco. Ele afirmou que algumas mudanças serão feitas no local.
“A gente vai proibir sentido duplo em algumas vias, isso minimiza o problema, mas não resolve, resolveria se os colégios tivessem um espaço para os carros pararem”, disse.
Direita livre e sinalização
Outras medidas que visam dinamizar o trânsito em Feira de Santana, conforme destacou o superintendente Ricardo da Cunha, é a implantação de Direita Livre em alguns pontos da cidade e também o reforço na sinalização.
“A direita livre só pode ser colocada onde tem um fluxo de pedestre pequeno. Implantamos uma do lado da Hemoba na Maria Quitéria com a Presidente Dutra. Esses locais precisam estar muito bem sinalizados e a gente não tinha empresa de sinalização habilitada para colocar placas em Feira de Santana. Hoje foi publicada a homologação da empresa para fazer essas sinalizações. Desde o primeiro dia que estou na superintendência venho buscando isso. Eu vou colocar sete direitas livres, mas precisava da sinalização. Vamos começar a sinalização horizontal, deve demorar uns 10 dias para iniciar os trabalhos porque a empresa precisa montar uma base. Mas quero que comece no menor espaço de tempo”, afirmou.
Segundo Ricardo da Cunha, as direitas livres serão implantadas uma por vez, já que agentes de trânsito precisam estar nos locais para orientar os motoristas.
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