Fraudes digitais e eficiência na jornada do cliente pautam transformação das assinaturas eletrônicas

Em entrevista à TI Inside Durante a Febraban Tech 2025, Norbert Otten, diretor de Soluções da Docusign na América Latina, destacou que a escalada das fraudes digitais levou empresas brasileiras a priorizar medidas robustas de verificação de identidade. Dados de um estudo realizado com a Onfido revelam que 80% das organizações no país percebem um aumento nas tentativas de fraude, número acima da média global, que é de 70%.

Apesar do avanço na prevenção, Otten observa um descompasso: “Enquanto cresce a preocupação com a experiência do cliente, o Brasil ainda está nove pontos abaixo da média global na concordância de que a prevenção à fraude de identidade é prioridade.” Segundo ele, isso evidencia maturidade no combate à fraude, mas reforça a necessidade de processos com menos atrito.

A pesquisa aponta que 57% das organizações estão preocupadas com o crescimento das fraudes e 38% priorizam a experiência do cliente. Para 53% dos entrevistados, fraudes dificilmente serão totalmente resolvidas. “O desafio não é só evitar fraudes, mas oferecer jornadas seguras, fluidas e com baixo atrito”, afirmou Otten.

Para isso, a Docusign vem apostando na assinatura eletrônica avançada. Essa modalidade, além de mais robusta em termos legais, combina prova de vida com verificação biométrica, cruzando dados com múltiplas bases conveniadas, como a Dataprev. “Hoje conseguimos autenticar a identidade com mais precisão e associar esse processo a um certificado digital do Registro Civil”, explicou.

A plataforma desenvolvida permite o mapeamento de todo o ciclo de assinatura, desde a autenticação inicial, passando pela assinatura, até o envio para compliance e gestão de cláusulas contratuais. “Não vendemos só assinatura, vendemos segurança. Por isso, nossa infraestrutura tem múltiplas camadas de criptografia, processos auditados e mais de 200 certificações”, ressaltou.

Otten apresentou ainda um fluxo de onboarding de clientes com assinatura avançada, integração com Salesforce e automatização de ações baseadas em cláusulas contratuais. “É uma jornada desenhada para reduzir gargalos, eliminar tarefas manuais e garantir conformidade, sem abrir mão da boa experiência para o cliente”, finalizou.

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