No Talk Celulose de hoje, Felipe Quintino, CEO do Nexum Group e fundador do Portal Celulose, conversa com Júlio Costa, engenheiro florestal e líder da WebTech Pup and Paper Technologies.
No bate-papo, o executivo compartilha sua ampla trajetória no setor de celulose e papel, destacando inovações como o uso de cargas minerais, papéis de alta performance e, mais recentemente, as promissoras aplicações da nanocelulose.
Durante a conversa, Júlio detalha o potencial da nanocelulose — especialmente a microfibrilada (MFC) e a nanocristalina (CNC) — em setores além do papel, como embalagens, filtros de alto desempenho, bioeletrônica e até na indústria aeroespacial. Contudo, ele alerta para os desafios que ainda existem, como a falta de normatização técnica e os altos custos de produção.
Por fim, Costa traça um paralelo entre Brasil e Europa na corrida tecnológica da celulose. Enquanto o Brasil lidera na produção de fibra curta e apresenta uma base científica robusta, a Europa avança em aplicações comerciais e políticas de incentivo à sustentabilidade. Júlio acredita que, com vontade e investimento, o Brasil pode alcançar um papel de liderança global no uso da celulose como pilar da economia verde.
Confira a entrevista na íntegra!
O post Do papel ao futuro: a revolução sustentável da nanocelulose apareceu primeiro em Portal Celulose.