
Uma certeza que os moradores da Rua Tupirama, no bairro Parque Ipê, em Feira de Santana tem é de que com energia elétrica não se pode descuidar. Um problema na fiação em uma residência fechada, tem deixado as pessoas preocupadas por conta dos riscos de acidentes.

No último dia 27 de junho, uma tragédia marcou o povoado de Olhos D’água da Formiga, no distrito de Maria Quitéria. Pai e filho morreram eletrocutados após um acidente envolvendo um caminhão baú e um fio de alta tensão. (Relembre aqui).
Temendo os riscos de choques elétricos e incêndios, o morador Cosme dos Santos solicitou a reportagem do Acorda Cidade na manhã desta terça-feira (1º), para tentar solucionar o problema de uma árvore, um enorme pé de Jamelão, que está sem poda, encostando nos fios de alta voltagem.

De acordo com ele, os fios estão pegando fogo diariamente, mas os responsáveis não tomam uma providência efetiva para resolver a situação.
“Eu ligo, a equipe vem aqui no pé de árvore, olha para cima, parecendo que é enfeite, porque vem, tira foto e vai embora. Dentro de um ano vieram com um tesourão aqui, cortou duas gaias e largou”, disse.

Segundo Cosme, os moradores que passam pela calçada e os que ficam no ponto de ônibus, correm altos riscos, porque a árvore fica bem próxima da rua que é bastante movimentada. A casa dele também fica próxima.

A reclamação de Juliana Quintela é a mesma. A moradora também afirma que há muitos anos que eles tentam resolver com a Neoenergia Coelba, mas não tem solução na rua que é bastante movimentada. Eles pedem a manutenção para que o problema não se torne uma tragédia anunciada.
“A gente liga pra Coelba e nada de se resolver. Há muito tempo essa casa está fechada. O dono é difícil vir. A Coelba vem, bate foto e não resolve o problema. E os fios estão juntando um no outro e estourando fogo, arriscando a vida da gente. E sempre dá o circuito”, disse Juliana.

Ao Acorda Cidade, a moradora também falou sobre um poste de energia que está sobrecarregado com diversos serviços.
“Fiação de fio telefônico, fiação da Coelba, fiação da internet, tudo embolado, tudo misturado aqui, arriscando nossa vida. Esses tempos mesmo de chuva estava juntando um no outro e saindo isca de fogo. Como que a gente ia passar?”, questionou.
Mais riscos em postes
Antônio Cezar da Silva Ferreira, morador da Fazenda do Ovo da Ema, no distrito de Maria Quitéria, também denuncia os riscos de acidentes envolvendo fiação elétrica. De acordo com ele, um poste na Estrada da Formiga está danificado, prestes a cair.

“A Coelba mais uma vez faz de conta que consertou e deixou aí próximo ao local que aconteceu a tragédia com as duas vítimas. Uma estrada principal. Além do poste quebrado, o travessão que segura os fios é travessão de madeira com mais de 20 anos que foi colocado, apodrecido”, alertou.


As orientações de segurança da Coelba para casos como estes é de que as pessoas fiquem longes dos fios e postes, mantendo uma distância mínima de segurança de 2,5m do fio do poste.
Em caso de queda de fio ou acidentes, a Coelba deve ser acionada imediatamente através do telefone 116. É importância reforçar que as pessoas não devem tentar removê-los.
Ainda na manhã desta terça (1º), a Coelba informou ao Acorda Cidade que já está no local realizando a manutenção da árvore.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Leia também: Pai e filho morrem eletrocutados por fio de alta tensão em Feira de Santana
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e do grupo no Telegram