
Com temperatura próxima dos 40ºC, a França emitiu um alerta vermelho e reduziu o horário de acesso à Torre Eiffel. Cidades da Itália, Espanha e Portugal também registraram altas temperaturas. Um menino se refresca em uma fonte pública em Milão, Itália, terça-feira, 1º de julho de 2025.
AP Photo/Luca Bruno
A forte onda de calor que atinge países do sul e do centro da Europa fez junho ser considerado o mais quente já registrado em países como Espanha, Portugal e Inglaterra.
Espanha, Portugal, Itália e França chegaram a medir temperaturas próximas dos 46 °C, e o cenário não deve ser muito diferente nos primeiros dias de julho.
Nesta terça-feira (1º), a França emitiu um alerta vermelho por causa das temperaturas que variaram de 38ºC a 40ºC em todo o país. Devido à alta temperatura, a Torre Eiffel teve acesso público e horário de funcionamento reduzidos.
Onda de calor na Europa: Barcelona registra o junho mais quente em mais de 100 anos e França tem mais de mil escolas fechadas
A Itália também emitiu alertas vermelhos para 17 cidades, incluindo Roma e Milão.
Cidades da Grécia, Alemanha, Holanda e Croácia também registraram temperaturas que beiram os 40ºC.
Veja, abaixo, algumas imagens do calor extremo que atinge o continente:
Pessos usam guarda-chuvas na Espanha, e termômetro marca 47ºC.
REUTERS/Marcelo del Pozo
Um menino pula em uma fonte de água durante uma onda de calor em Antuérpia, Bélgica, terça-feira, 1º de julho de 2025.
AP Photo/Virginia Mayo
Um homem toma sorvete durante uma onda de calor, terça-feira, 1º de julho de 2025, em Rennes, oeste da França.
AP Photo/Jeremias Gonzalez
Uma mulher se refresca em uma fonte no parque do Retiro durante uma onda de calor, em Madri, Espanha, em 1º de julho de 2025.
REUTERS/Juan Medina
Mulheres se refrescam em uma fonte pública durante uma onda de calor no centro da cidade de Basileia, Suíça, terça-feira, 1º de julho de 2025
AP Photo/Martin Meissner
Pessoas sentadas ao redor de uma fonte nos Jardins das Tulherias durante uma onda de calor, terça-feira, 1º de julho de 2025, em Paris.
(AP Photo/Christophe Ena
Turistas usam um bebedouro durante uma onda de calor, terça-feira, 1º de julho de 2025, em Paris.
(AP Photo/Christophe Ena
Europa enfrenta primeira onda de calor do ano