ES fecha semestre com menor número de assassinatos em 29 anos

IML de Vitória DML assassinato homicídio crime
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

O Espírito Santo terminou o primeiro semestre de 2025 com 382 assassinatos, o menor número de homicídios e feminicídios desde 1996. Conforme a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), o número representa uma redução de 12,4% de mortes violentas.

Segundo o Painel de Homicídios, na Grande Vitória, o destaque é o município de Vitória, onde foi registrada uma queda de quase 43% nos casos de assassinatos, de 35 para 20 mortes violentas.

Já o município de Vila Velha teve um aumento de 25% nas mortes violentas no primeiro semestre de 2025. O município passou de 53 para 66 casos.

Regiões apresentam redução nos homicídios

Segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública, atualmente, todas as regiões apresentam redução de homicídios. A Região Metropolitana fechou o semestre com 29 assassinatos a menos do que em 2024, com 13,4% de queda.

Além disso, nas áreas Norte, Sul, Noroeste e Serrana, as reduções foram respectivamente de 2,3%, 23,3%, 14,9% e 13%.

Até o momento, 21 municípios não apresentaram nenhum registro de homicídios em 2025: Alfredo Chaves, Iconha, Laranja da Terra, Venda Nova do Imigrante, São Roque do Canaã, Santa Leopoldina, Alto Rio Novo, Marilândia, Vila Pavão, Mantenópolis, São Domingos do Norte, Castelo, Muqui, Bom Jesus do Norte, Apiacá, Rio Novo do Sul, Jerônimo Monteiro, Presidente Kennedy, Dores do Rio Preto, Ibitirama e Muniz Freire.

Além disso, em relação somente a junho, foram 59 mortes violentas registradas, sendo este o segundo melhor resultado para o período desde 1996.

“Política de segurança trazendo bons resultados”, diz Casagrande

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, destacou que a política de segurança pública segue trazendo bons resultados. A ação ocorre com investimentos em infraestrutura, novos equipamentos, tecnologia, valorização profissional e Programa Estado Presente em Defesa da Vida.

Conquistamos o melhor semestre da história, além de estarmos com redução em feminicídios, homicídios dolosos e latrocínios. Esses resultados mostram que seguimos no rumo certo e precisamos continuar com essa política de segurança feita dentro do gabinete do governador.

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, destacou que os números alcançados devem ser abraçados pela população.

“Temos que nos apropriar desses resultados que estamos alcançando. O Espírito Santo vem se tornando, a cada dia, um Estado melhor para se viver, fruto de gestão estratégica, de um programa de governo em que o próprio governador Renato Casagrande abraça os problemas da segurança pública. Com os investimentos robustos que recebemos, temos uma queda constante e sistemática de mortes de capixabas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.