Nevasca retém caminhoneiros brasileiros na fronteira da Argentina com o Chile


Além das baixas temperaturas, que estão na média de -12°C, os caminhoneiros tiveram que enfrentar a altitude, que é de mais de 4 mil m no local. Nevasca retém caminhoneiros brasileiros na fronteira entre Chile e Argentina
Uma nevasca está retendo caminhoneiros brasileiros na fronteira da Argentina com o Chile.
“Os vidros do caminhão estão virando em gelo. Não tem muito o que fazer, tem que ficar quietinho aqui dentro, deixar um pouquinho aberto o vidro para circular o ar. Só o ar quente não é muito bom. E o vento e a nevasca continuam fortemente”, relata um caminhoneiro.
Os caminhoneiros foram surpreendidos pela nevasca no fim da última semana.
“Ninguém esperava essa nevasca do jeito ali. E quando ela vem, é muito ruim”, diz o caminhoneiro Vanderlei Bado.
Os motoristas estavam na estrada CH-27, que liga a cidade de São Pedro de Atacama, no Chile, à fronteira argentina. Eles ficaram parados na região de Paso de Jama. Vanderlei é um deles e estima que cerca de 60 caminhoneiros estivessem na mesma rota — mas não há confirmação oficial. Ele foi resgatado por autoridades chilenas com um grupo de turistas. Agora, está em uma pousada, esperando o tempo melhorar.
A neve cobriu a estrada e se acumulou nos veículos. Alguns motoristas precisaram improvisar para proteger o caminhão.
“Tivemos que envelopar a frente para não congelar os radiadores. Olha a situação da nossa água, toda congelada. Sem chance”, conta um caminhoneiro.
Nevasca retém caminhoneiros brasileiros na fronteira da Argentina com o Chile
Jornal Nacional/ Reprodução
Além das baixas temperaturas, que estão na média de -12°C, os caminhoneiros tiveram que enfrentar a altitude, que é de mais de 4 mil metros no local.
“O problema lá é a falta de ar. O ar é rarefeito. E o frio, né? Está muito frio lá em cima. A empresa na qual eu trabalho permitiu que eu desengatasse a carreta e descesse aqui para o posto de serviço, onde nós ficamos, que é uma área de apoio nossa, onde abastecemos os caminhões”, diz o caminhoneiro Cristiano José Martins.
A polícia do Chile divulgou um vídeo informando que em uma das operação de resgate na rodovia no domingo (29), dois brasileiros preferiram ficar nos caminhões. Na segunda-feira (30), o município de San Pedro de Atacama divulgou que a previsão de reabertura da estrada é para o dia 7 de julho, segunda-feira.
O Ministério das Relações Exteriores informou que monitora a situação por meio dos consulados no Chile e na Argentina e que está mobilizado para prestar assistência aos brasileiros.
LEIA TAMBÉM
Caminhoneiros paranaenses ficam presos em vila na Argentina após nevasca fechar rodovias na fronteira com o Chile
Adicionar aos favoritos o Link permanente.