Ladrão de condomínio: como agia adolescente que invadia apartamentos luxuosos

O adolescente, que começou a agir aos 13 anos, utilizava uma combinação de disfarces, lábia e comportamento sofisticado para se infiltrar nos prédios sem levantar suspeitas. Ladrão de condomínio: como agia adolescente que invadia apartamentos luxuosos
O Fantástico revelou como agia um adolescente de 17 anos, que foi apreendido pela Polícia Civil de São Paulo após protagonizar uma série de furtos em condomínios de alto padrão. Segundo as investigações, o jovem é suspeito de invadir ao menos 40 apartamentos em seis estados brasileiros, acumulando um prejuízo estimado em mais de R$ 30 milhões.
As câmeras de segurança mostram que o jovem entrava nos prédios com naturalidade, muitas vezes sem levantar suspeitas. Ele se aproximava dos portões com postura confiante e se aproveitava de momentos de distração para se infiltrar nos edifícios.
Em várias ocasiões, esperava um morador abrir o portão e entrava em seguida, fingindo ser um vizinho. Também usava fones de ouvido, roupas de grife e mochilas caras para reforçar a imagem de um jovem de classe alta.
Em algumas ocasiões, usava perucas, quipás e roupas de grife para reforçar o disfarce.
“Boa aparência, bem desinibido, com fones de ouvido, aparentemente inofensivo. Ele agia como se fosse um garoto rico”, afirmou o delegado Fábio Sanchez Sandrin, responsável pelo caso.
Entre as estratégias usadas, o adolescente acenava para porteiros como se fosse conhecido, dizia ser neto de moradores e até ameaçava funcionários para garantir a entrada.
“Ele falava: ‘Vou mandar meu pai te mandar embora, você não me conhece?’. Ele tem boa lábia, acaba sendo persistente e incisivo na conversa. Muitos funcionários acabam se retraindo e cedem”, disse o delegado.
A caçada ao adolescente de 17 anos que invadia condomínios de luxo e conseguiu furtar R$ 30 milhões
Dentro dos apartamentos, ele demonstrava conhecimento detalhado dos locais e era seletivo: levava apenas itens de alto valor como joias, relógios de luxo, bolsas de grife e dinheiro em espécie — inclusive em dólares e euros. Objetos maiores ou eletrônicos costumavam ser deixados para trás.
Apesar de agir majoritariamente sozinho, há indícios de que o jovem contou com apoio de comparsas em algumas ações. Em uma tentativa frustrada, ele tentou se passar por parente de um morador famoso, o ex-assessor de Jair Bolsonaro, Fábio Wajngarten, mas foi impedido de entrar.
A apreensão do adolescente ocorreu em junho, após meses de investigação. Segundo a polícia, parte do dinheiro era repassada a interceptadores que ajudavam no escoamento dos itens roubados.
Veja a reportagem completa no vídeo abaixo:
Adolescente que se passava por morador invadiu e furtou ao menos 40 apartamentos de luxo
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1 e nos principais aplicativos de podcasts, trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1 e nos principais aplicativos de podcasts. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1 e nos principais aplicativos de podcasts.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.