O BRICS chega ao Rio de Janeiro e ganha marca criada pela Fichário para a Prefeitura do Rio

A reunião de Cúpula do BRICS 2025 tem uma nova capital, o Rio de Janeiro, que, nos dias 06 e 07 de julho, será a sede dos encontros deste que é um dos principais fóruns de articulações-política diplomática e países do Sul Global e de cooperação nas mais diversas áreas. E a Binder – que integra o pool de agências da Prefeitura do Rio – é a responsável pela criação da marca do evento. Desenvolvida de forma totalmente proativa pela Binder, a marca foi inspirada por uma publicação do prefeito Eduardo Paes nas redes sociais anunciando a realização da cúpula na cidade. “Estamos sempre atentos ao calendário de grandes eventos e à crescente orientação do Rio como a capital mundial desses encontros”, conta Glaucio Binder, Sócio e CEO da Binder, ao lembrar que, “após a atuação da agência na comunicação visual da Cúpula do G20, em 2024, vimos uma chance de contribuir mais uma vez com criatividade e agilidade”, afirma.

O resultado foi uma marca leve e original, que é uma forma harmônica do nome da cidade ao nome do BRICS –  reforçando a conexão entre o Rio de Janeiro e o protagonismo internacional. A marca será usada em todas as comunicações visuais do evento. “A nossa proposta é estimular ainda mais o orgulho do Rio de Janeiro por ser a sede de um encontro tão importante como o BRICS, e fortalecer a cidade como um importante centro estratégico para grandes eventos”, destaca o CEO da Binder. A reunião de cúpula do BRICS, um agrupamento formado por onze países membros – Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã –, deve reunir cerca de 4 mil participantes, entre autoridades, diplomatas, empresários e técnicos, distribuídos em 40 delegações, nos dias 06 e 07 no MAM (Museu de Arte Moderna) no Rio de Janeiro. A marca foi aplicada em galhardetes instaladas em sequência no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro

FICHA TÉCNICA

Agência Binder

Cliente: Prefeitura do Rio

Campanha: BRICS

Aprovação no cliente: Fabiano Leal

VP de Criação: Marcos Apostolo

Direção de Criação: Leandro Euzébio

Direção de Arte: Jorge Falsfein e Camila Veloso

Redação: Alex Bitencourt

Atendimento: Igor Binder e Christina Santos

Grupo Lamoia lança promoção especial de inverno – O Grupo Lamoia acaba de lançar uma promoção especial que promete movimentar as sorveterias neste inverno. Com o mote “Leve 2, pague 1”, a campanha oferece ofertas exclusivas e convida o público a explorar sabores diversos das marcas Luigi e Paletitas. Entre os destaques está o lançamento do ChocoDubai, o primeiro picolé do Brasil inspirado no famoso Chocolate de Dubai.  Na Paletitas, na compra de uma unidade do ChocoDubai, o cliente ganha um sanduíche de sorvete Wish sabor avelã. Ainda na marca Paletitas, os picolés da linha Real, nos sabores Bolo de Cenoura, Banoffee e Torta de Avelã, também participam da promoção.

Campanha é válida por tempo limitado – Na compra de um deles, o cliente pode escolher entre ganhar um sanduíche de sorvete Wish sabor Avelã ou um pote de sorvete Choconut de 270ml.  Na Luigi, a promoção de picolé em dobro contempla sabores como Açaí, Doce de Leite, Abacaxi com Coco, Amendoim, Torta de Limão, Bem-Casado, Crokito e Chocolate com Coco. Na compra de um, o cliente leva outra unidade do mesmo sabor. As ofertas de inverno incluem ainda os potes de sorvete de 1,5L com preços especiais nas duas sorveterias. Na Paletitas, portes de sorvete de sabores selecionados passam de R$ 25,90 por R$ 19,90. Já na Luigi, o valor cai de R$ 23,90 para R$ 19,90.  A campanha é válida por tempo limitado, enquanto durarem os estoques e somente nas sorveterias Luigi e Paletitas que aderiram à ação.

MUG realiza Workshop Liderança de Carnaval – Edição 2026 – A MUG realiza um encontro especial para fortalecer o protagonismo de novas lideranças da comunidade e do carnaval. O workshop contará com palestras inspiradoras de Claudio Tosta, Marcelo Braga, Petterson Alves, Cahê Rodrigues e Thiago Monteiro, grandes nomes da administração, marketing, criatividade e carnaval que compartilharão suas experiências e visões sobre gestão, estratégias, arte e cultura. A proposta do Workshop é a de receber todos os envolvidos e aberto a todas as agremiações do universo das escolas de samba do Espírito Santo, profissionais de todas as áreas e atribuições nas escolas.  Profissionais renomados nas suas especialidades irão trocar informações e trazer luz para as questões do dia a dia deste universo do samba.

Um domingo dedicado a estudar o quê e como fazer um carnaval melhor – o Workshop está dividido em duas partes. No período da manhã, com a mediação de Slin Ribeiro, após a calorosa saudação de boas-vindas típicas da MUG e o devido credenciamento dos presentes terá o que pode se dizer  temas com o olhar “Externo” do Carnaval, como “planejamento estratégico do carnaval, estratégias de marketing e ações de como construir uma liderança inspiradora a partir da coletividade” A parte da tarde, com mediação da jornalista Any Cometti, uma imersão com “um olhar mais interno do carnaval, com a perspectiva de “ como construir um campeonato”.  Os três palestrantes terão a missão de tratar as questões internas de dentro do barracão, passando por quesitos, harmonia, evolução e todas as áreas e as alas que compõem cada escola. Da escolha do samba-enredo até os ensaios técnicos e os desfiles. Um dia de aprendizado, trocas e construção coletiva. As inscrições podem ser feitas na bio do instagram @arcmug e confirmação no WhatsApp 27 999570151

O luxo do mercado imobiliário capixaba – Cada vez mais o mercado imobiliário de altíssimo luxo atrai admiradores e desperta a curiosidade dos capixabas. E não faltam razões para isso. Os lançamentos das construtoras locais que investem neste nicho não param de oferecer diferenciais exclusivíssimos para seus empreendimentos extraordinários. A Città Engenharia e a Apex estão entre elas. Seu luxuoso Arti Design Living, localizado na Praia da Costa, Vila Velha, foi projetado com o compromisso de recriar experiências de conforto e bem-estar. Isto é para atender a essa seleta parcela da população, cada dia mais exigente quanto ao seu estilo de vida.

Localizado no coração do charmoso bairro –  além das residências espaçosas e elegantes, com até 640 m², e um clube social em edificação independente de três andares, recheado de itens de lazer, o Arti Design traz diferenciais como shopping com elevadores exclusivos, sala para massagens e obras de arte selecionadas por um dos grandes nomes da arquitetura brasileira, João Armentano. Mas a cereja do bolo do empreendimento é o elegante piano de cauda, ambientado no hall, que transforma o espaço num local inspirador onde fluem o bem-viver e a criatividade..

Match de ícones irresistíveis: McFlurry e McColosso Laka Oreo chegam ao McDonald’s – A partir deste mês, a combinação perfeita entre a cremosidade do chocolate branco Laka e a crocância irresistível de Oreo chega ao Méqui.McDonald’s e Mondelez se unem para trazer duas novidades aos fãs de sobremesas da rede: o McFlurry e o McColosso Laka Oreo. “Nossa plataforma de sobremesas está sempre evoluindo e nossa intenção é seguir surpreendente. Por isso, apostamos em parcerias que conectam a marca a diferentes universos e conversam diretamente com o nosso público, como é o caso dessa colaboração com a Mondelez, que traz o Laka Oreo para dois produtos quentes e deliciosos do Méqui. Uma combinação de experiência e sabor irresistível. E para contar essa história, apostamos em uma campanha com alto potencial de engajamento, que ativa o público no digital e fortalece a conexão com os nossos consumidores”, explica Ilca Sierra, Diretora de Marketing do McDonald’s no Brasil.

O filme da campanha, criado pela agência GALERIA.ag  – Além da invasão de sabor nos quiosques e restaurantes da rede, a campanha também ganha vida nas redes sociais. Os clientes poderão se divertir com um template exclusivo no CapCut, o app querido para edição de vídeos com efeito, que domina o TikTok e o Reels do Instagram. O filme da campanha, criado pela agência GALERIA.ag, aposta em uma locução envolvente e cheia de apetite apelo , traduzindo as sensações de quem prova as novas sobremesas. Apresentando dois clássicos do Méqui, McFlurry e McColosso, agora com um chocolate branco cremoso com pedaços crocantes de Oreo, a campanha convida a audiência a nem pensar duas vezes: bateu a vontade? É só correr pro quiosque mais próximo!

Assista ao filme 

ES Fashion 2025 chega para movimentar o setor de vestuário do Espírito Santo – Entre os dias 7 e 10 de agosto, a charmosa Praça do Papa, em Vitória (ES), recebe a 1ª edição do ES FASHION, um evento que celebra a força criativa e empreendedora da moda capixaba com uma proposta ampla e inclusiva.Mais do que desfiles, o ES FASHION propõe uma compreensão completa no universo da moda, reunindo marcas, estilistas, lojistas, atacadistas, consumidores e apaixonados pelo setor. O evento se destaca por valorizar o talento local, fomentar conexões e estimular negócios por meio de experiências autênticas. Serão quatro dias de conteúdo, moda, negócios, cultura e entretenimento, com uma programação diversa que conecta os bastidores da criação às vitrines das ruas. Para Alberto Gavini, diretor-geral da Aderes, o ES FASHION surge como um espaço de visibilidade e valorização da moda feita no Espírito Santo. “Nosso objetivo é destacar o setor de vestuário, que gera inúmeras oportunidades de trabalho e emprego no Espírito Santo. Trata-se de um segmento importante que contribui para o crescimento e o desenvolvimento do estado”, comenta.

Com entrada gratuita e estrutura compensada para transporte de diferentes públicos, o evento contará com:

•⁠ ⁠Desfiles de moda com marcas locais e novos talentos;

•⁠ ⁠Comércio para vendas no atacado e varejo;

•⁠ ⁠Oficinas, workshops e painéis sobre estilo, inovação e mercado;

•⁠ ⁠Podcast ao vivo, ativações criativas e espaços instagramáveis;

•⁠ ⁠Shows com artistas locais e DJs, incluindo Marcelo Ribeiro, Serginho Oliveira, Banda Black Sete, entre outras atrações;

•⁠ ⁠Uma praça gastronômica com experiências sensoriais e sabores regionais com a presença dos chefs Gilson Surrage e Thiago Correia.

O evento é uma realização da Ferrari Eventos e correalização do Instituto Capixaba de Ecoturismo e Eventos (ICEE), e conta com o apoio institucional do Sebrae Espírito Santo, da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), e Governo do Estado do Espírito Santo. Mais informações no Instagram oficial do evento: @esfashionoficial.

Eduardo Tracanella lança al.in casa de estratégia criativa – Após quase duas décadas dedicadas à construção de uma das marcas mais admiradas e valiosas da América Latina*, Eduardo Tracanella – executivo que acumula inúmeros reconhecimento de prestígio, incluindo “Profissional de Marketing Mais Inovador da América Latina” e “Profissional de Marketing Mais Admirado no Brasil” – apresenta ao mercado a al.in, sua nova consultoria de estratégia criativa para marcas. Marcas icônicas possuem alma forte e inspiradora. Também detêm inteligência para usar a tecnologia e o repertório como fatores de diferenciação. É da união destes dois propósitos que surge a consultoria.  “al. in é mais do que um nome, é a materialização de uma crença: se constroem marcas mais fortes a partir da criatividade e do melhor equilíbrio entre alma e inteligência. Quando desenhei esse meu novo momento de carreira tinha claro meu objetivo de devolver ao mercado tudo o que eu recebi e aprendi ao longo de todos estes anos”, explica o executivo.

A consultoria alma+inteligência nasce para potencializar e reenergizar marcas – Com metodologia própria, a consultoria vai atuar como uma problem solver que nasce para potencializar e reenergizar marcas, sempre aliando visão integrada de marketing, branding, conteúdo e estratégia criativa.  “A maior sofisticação nos dias de hoje é simplificar sem perder profundidade. Quero ajudar as marcas a fazerem suas melhores escolhas e a apostarem na visão de longo prazo sem perder velocidade e criatividade”, diz.  A experiência e o olhar isento, permitem que a al.in ocupe um novo espaço na dinâmica do mercado apoiando marcas e seus parceiros na construção de estratégias que aliem consistência e potência. Posicionada como casa de estratégia, a al.in tem modelo flexível, de acordo com os desafios de cada negócio, e vai atuar não somente com empresas que possuem marcas estabelecidas, mas também com aquelas que “ficaram mais fortes do que suas marcas”. “Seremos uma facilitadora para empresas de diferentes perfis e estágios, atuando sempre como um agente de sinergia entre as marcas e seus parceiros criativos. Nascemos para ajudá-las a encontrarem seu máximo potencial, para que sejam originais e culturalmente relevantes”, completa.

A consultoria será para empresas grandes sem experiência em projetos de marketing  – No formato “plug and play”, a al.in agrega as melhores pessoas para cada projeto e escala as iniciativas por meio da tecnologia. “A variável do nosso mercado sempre vai ser o capital humano. O que ganha o jogo hoje não é mais o tamanho, e sim a intensidade e velocidade de mobilização e a qualidade e a diversidade dos times. Ouvi muitos players relevantes do setor para chegar neste modelo”, conta. O modelo de atuação da al.in traz Tracanella na liderança dos projetos e um portfólio reduzido de marcas, sempre únicas em seus segmentos de atuação. A consultoria será para empresas grandes sem experiência em projetos de marketing, para marcas que precisam de uma visão diferente para a organização de portfolios, marcas e suas ofertas de valor, ou ainda para anunciantes, veículos produtores de conteúdo e agências de publicidade que precisam de apoio pontual nos desafios criativos. A al.in também vai atuar com advisoring em parceria com fundos de venture capital que precisam valorizar ativos a partir de posicionamento e estratégias de marketing.

 *Única marca da América Latina entre as 300 no ranking global da Brand Finance.

Lacta estreia campanha nacional “Isso Pede um Lacta” com Selton Mello – Com uma das maiores ativações de comunicação do ano no segmento de chocolates, Lacta lança oficialmente a campanha “Isso Pede um Lacta”, estrelada por Selton Mello. Com distribuição massiva, presença em TV aberta, streaming, cinema, digital e materiais de ponto de venda, a campanha celebra uma nova fase ao comunicar diversos momentos e situações da vida que pedem um Lacta, posicionando a marca como a escolha ideal para transformar situações rotineiras em experiências de prazer e sabor. A proposta de “Isso Pede um Lacta” vai além do apelo emocional ou afetivo: a marca convida os consumidores a reconhecer os momentos em que o chocolate se encaixa naturalmente no dia — após o almoço, entre uma cena e outra de uma série, depois de um dia intenso ou até mesmo durante as pausas necessárias da rotina.

A campanha aposta na força dos contextos reais de consumo para reforçar os diferenciais do produto –  um chocolate cremoso, que derrete lentamente e com um sabor que dura na boca, marcado por uma qualidade reconhecida por gerações. Selton Mello retorna como embaixador de Lacta, unindo talento, humor e autenticidade em uma campanha que captura com naturalidade situações do cotidiano em que o chocolate aparece como a escolha óbvia — não apenas como um agrado, mas como uma parte integrada da rotina. Ao mostrar cenas simples, mas cheias de identificação, a marca deixa claro que quando a vida pede uma pausa, leveza ou uma recompensa, isso pede um Lacta.

“Queremos que as pessoas lembrem de Lacta não só quando pensarem em chocolate, mas também nos momentos em que sentirem que dá para deixar aquela situação ainda melhor – seja para uma pausa, um alívio, um agrado, um afeto. Porque quando a vida pede mais leveza ou mais alegria, isso pede um Lacta”, afirma Flavia Arruda, gerente sênior de Marketing de Lacta. Na televisão, a campanha estreia com inserção em horário nobre da TV Globo, incluindo a novela “Êta Mundo Melhor” e produções do canal GNT, com o patrocínio de episódios do “Que História é Essa Porchat?” e conteúdos nas redes do apresentador Fábio Porchat. Nas plataformas de streaming, Lacta estará presente em Globoplay, Netflix e Prime Video.

A campanha também conta com ações digitais – nos ambientes de Meta, TikTok, Globo.com, Google e iFood, além de forte presença em mídia out-of-home e nas principais salas de cinema do país. No ponto de venda, o consumidor será impactado por uma comunicação integrada e ativações especiais, que garantirão visibilidade contínua da marca. Com cronograma previsto até outubro, a campanha se desdobra em três fases complementares, com uma estratégia que mergulha em situações cotidianas que refletem três universos de conexão emocional: as pequenas conquistas que merecem ser celebradas (como enfrentar um dia corrido ou concluir uma tarefa difícil); os desafios da convivência, com suas manias, atritos e reconciliações e o quanto o chocolate pode adoçar e enriquecer as relações diárias; além dos momentos de puro prazer, quando o chocolate aparece como o desfecho natural de uma boa refeição.

A Lacta reforça seu papel no dia a dia das pessoas  – “Estamos colocando no ar uma campanha ampla, com grandes nomes e presença em todos os principais canais de contato com o consumidor. Lacta é uma marca que promove a conexão entre as pessoas, e a campanha foi construída para fortalecer esse papel, em situações reais, que fazem parte da cultura e do dia a dia dos consumidores. O consumidor pode – e deve – buscar momentos rotineiros ou especiais que peçam um Lacta, e nós queremos garantir que a marca seja a primeira escolha nesses momentos”, afirma Fábio Melo, Diretor de Chocolates da Mondelēz Brasil.  Com isso, Lacta reforça seu papel no dia a dia das pessoas, celebrando não só os grandes marcos, mas também as vitórias subestimadas: como terminar uma tarefa difícil, superar um desafio ou simplesmente encerrar bem um dia atarefado. Tudo isso com o sabor e a cremosidade inconfundíveis que consagram a marca há mais de 110 anos no Brasil.

Filme

Ficha Técnica:

DAVID

Agência: DAVID

Cliente: Mondelez

Produto: Lacta

Sócio e CCO Global: Pancho Cassis

COO Global: Sylvia Panico

Diretora Executiva de Criação: Marie Julie Gerbauld, Rogério Chaves e Fabrício Pretto

Diretor de Criação: Renato Simon

Redator: Luiz Brodo, Rafael Miessi, Giovanna Lazzarotti

Diretor de arte: Pedro Gattringer, Cat Leonart

Atendimento: Tom Gil, Natalia Rakowitsch, Karen Sousa, Maria Vittoria Sobral, João Marcello Carceles

Planejamento: Carolina Silva, Rafael Gonçales, Sabrina Santos Social Media & Influência: Joel Antunes, Mari Heine, Lorena Marques

Mídia: Marcia Mendonça, Felipe Braga, Mariana Medeiros, Eduarda Vieira, Thaina Souza BI: Fabio Ribeiro, Graziella Nascimento, Hellen Villarroel, Patricia Basseto, Pedro Costa

Diretora Global PR: Sandra Azedo
 

CLIENTE MONDELEZ:

Renata Vieira, Fábio Melo, Flavia Arruda, Beatriz Paluan, Bruna Roque, Fabio Costa, Rayanne Souza
 

HOGARTH:

Produção e Pós Produção: Hogarth Worldwide Brasil

Executive Producer: Icaro Ripari

Producer: Mônica Silveira

Account Director: Romulo Errico

Account Manager: Giovanna Raucci

Post Production Manager: Anita Nadai

Post Producer: Mauro Limberger

Montagem: Olhos

Montagem Digitais: Rodrigo Sobreiro

Motion Designer: Ricardo Tattle

Comp/Filtro: Carlos Eduardo Cipolla Luca

Colorista: Acauan Pastore

Media Manager: Rodrigo Maurenza
 

MERCURIA:

Produtora: Mercuria

Direção de Cena: Olhos

Direção Executiva: Marcella Féo

Assistente de Produção Executiva: Bárbara Matsuda

Coordenador de Produção: Juliana Salviano

Assistente de Coordenação: Ana Ocampos

1º Assistente de Direção: Marina Conde

2º Assistente de Direção: Isaque de Jesus Reis

Diretor de Fotografia: Fernando Bertoluci

Direção de Produção: Felipe Rayol

Direção de Arte: Jaqueline Ramieli Caitano Rodrigues

Assistente de Arte: Fernanda Christina Bernardo Teixeira

Produção de elenco: Barbara Catani

Efeitista: Vagner Aparecido Martão

Som Direto: Denis Braggion Melito

Técnico de Produto: Luiz Fabiano Caldeira

Chefe de Elétrica: Arnaldo Shoyama

Chefe de Maquinária: Jose Carlos da Silva

Figurino: Gabriela Pinesso

Maquiagem: Feco

Figurino Selton: Patricia Zuffa

Maquiagem Selton: Marcos Aurelio Ribeiro Padilha

Foto Still: Régis Fernandez
 

PINGADO ÁUDIO:

Produtora de Som: Pingado Áudio. Direção Musical: Will Bone Produção Musical: Douglas Couto. Produção Executiva: Lu Novelli e Matheus Peres. Atendimento: Bruno Zorgi. Coordenação de Produção: Lê Nunes. Finalização: Ricardo Bertran.
 

BR MEDIA:

Gerente de Atendimento: Isadora Guz

Analista de Atendimento: Ygor Feitosa

Analista de BI: Thiago Machado

Adicionar aos favoritos o Link permanente.