A chegada do Shandong — o primeiro porta-aviões projetado e construído inteiramente na China — entrou nas águas de Hong Kong na quinta-feira (3/7), acompanhado pelo destroyer Zhanjiang e pela fragata Yuncheng, em mais uma demonstração da capacidade militar chinesa.
As visitação já começou e, durante o fim de semana, mais de 10.000 adolescentes de Hong Kong terão a oportunidade de explorar os navios — incluindo tours com guias, palestras e demonstrações militares — recebendo acesso direto ao hangar e convoo do Shandong e às embarcações de escolta.
A visita do porta-aviões, que coincide com o 28º aniversário da transferência de Hong Kong ao controle chinês, representa uma clara mensagem de “poder nacional oculto, agora revelado”, conforme destacado pelas autoridades de Pequim. O evento visa reforçar o orgulho nacional, e os tickets para o público se esgotaram rapidamente.
O Shandong, com aproximadamente 70.000 toneladas e capacidade para embarcar jatos de caça J‑15 e helicópteros Z‑18, simboliza o avanço da Marinha Chinesa após operações conjuntas recentes com outro porta-aviões chinês no Pacífico, o Liaoning.
O post IMAGENS: Visitação pública a bordo do porta-aviões chinês Shandong em Hong Kong apareceu primeiro em Poder Naval.