A Ábaco Consulting, boutique consultiva de negócios focada em gestão e parceira da SAP, reformulou sua área de alocação gerenciada para levar ao mercado um modelo que vai além do modelo tradicional de alocação. A missão é disponibilizar um modelo de serviço que inclua a seleção do profissional, o seu treinamento e manter uma divisão de suporte para esses profissionais alocados, chamada Ábaco Lab.
Para colocar a proposta em prática, a empresa anuncia a contratação de Danilo Porto e Shellen Bijos, que irão trabalhar no fortalecimento desta oferta com foco na entrega de valor estratégico.
Danilo Porto assume a liderança da área de alocação gerenciada. Com mais de oito anos de atuação em Recursos Humanos e Tecnologia, Porto tem experiência em recrutamento de posições estratégicas para empresas multinacionais como EY, Manpower e Megawork “Queremos romper com a visão de que alocação é commodity. Nossa proposta é entregar continuidade, engajamento e qualidade com acompanhamento técnico desde a seleção até a evolução na carreira do profissional”, afirma.
Já Shellen Bijos, que soma mais de dez anos de experiência no mercado de tecnologia, assume a posição de executiva de contas à frente da expansão da área. Ao longo de sua carreira, passou por empresas como Digievo, ITeam e Assurance IT, atuando com vendas consultivas, gestão de grandes clientes e condução de projetos de TI. “Nosso objetivo é mostrar ao mercado que a alocação, quando bem estruturada, se torna uma poderosa aliada do negócio, não só para suprir demandas, mas para gerar resultados com profissionais que entregam desde o primeiro dia”, explica Shellen.
Diferencial de mercado
Um dos grandes diferenciais do modelo de alocação gerenciada da Ábaco está na forma como o profissional é recrutado e acompanhado. A seleção passa por líderes com mais de uma década de experiência em grandes projetos, que avaliam tanto o perfil técnico quanto o comportamental. “Enquanto 70% das empresas levam cerca de 70 dias para contratar um profissional tech, a Ábaco entrega em menos da metade do tempo, com mais assertividade e menor risco de retrabalho”, avalia Shellen.
Outro ponto de destaque é o suporte contínuo aos profissionais alocados, feito sem custo adicional para o cliente. Por meio do Ábaco Lab, um núcleo de especialistas que apoia os profissionais na ponta, a empresa garante mais eficiência, satisfação e tempo de permanência acima da média do mercado. “Hoje, um profissional alocado pela Ábaco permanece, em média, mais de quatro anos em um projeto, enquanto o mercado de TI registra ciclos de 2 a 2,5 anos e turnover de até 1,3%. Na Ábaco, esse índice é inferior a 1%”, destaca Danilo.
Para garantir esse diferencial, a empresa também investe em desenvolvimento e capacitação, com programas internos de certificação SAP, treinamentos em S/4HANA, DRC (Document and Reporting Compliance) e Inteligência Artificial (IA), preparando os profissionais para desafios atuais e futuros, como as mudanças trazidas pela Reforma Tributária.