
Neste domingo (6), as ruas do centro de Feira de Santana darão voz e vez ao Bando Anunciador, movimento histórico e cultural que reúne milhares de pessoas fantasiadas dos mais diversos temas ao som de marchinhas e músicas populares.
O evento que surgiu há cerca de 165 anos, como parte profana dos festejos que antecedem as celebrações a Nossa Senhora Sant’Ana, padroeira do município, tem como uma das principais marcas o estímulo à criatividade.
Na hora de escolher as fantasias para seguir o cortejo vale quase tudo. Seja para homenagear personalidades e monumentos feirenses como aparecer vestido de “memes” que viralizaram na internet.
De acordo com a organização do evento, mais de 50 mil pessoas devem comparecer. A manifestação é realizada pela Universidade Estadual de Feira de Santana com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.
Uma novidade neste ano é o aumento do trajeto. Ao invés de encerrar na Praça do Nordestino, a manifestação vai se dispersar no Mercado de Arte Popular, situado na Avenida Getúlio Vargas. A concentração permanece às 6h e a saída às 7h, na Praça da Matriz.
O secretário de Cultura, Cristiano Lôbo, ressaltou o impacto social e econômico dessa mobilização em massa. “O Bando Anunciador extrapola o papel de simples ‘esquenta’ da festa de Sant’Ana. Hoje, ele é um grande espelho da diversidade de Feira, um motor de memória e, acima de tudo, um espaço de celebração coletiva onde o passado conversa, com irreverência, com o presente e o futuro da cidade”, pontuou o gestor.
Com informações da Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom)
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.