
O Governo do Espírito Santo e prefeituras da Grande Vitória decretaram luto oficial de três dias pela morte do pastor Gedelti Victalino Teixeira Gueiros, fundador e presidente da Igreja Cristã Maranata.
O líder religioso estava internado e morreu, na madrugada deste sábado (05), aos 93 anos. A causa da morte não foi informada.
Em publicação nas redes sociais, o governador Renato Casagrande lamentou a morte do pastor e decretou luto oficial de três dias no Espírito Santo.
“Um homem de fé, que dedicou sua vida ao Evangelho e tocou milhares de pessoas com sua missão. Minha solidariedade a sua família e à Igreja Maranata. Decretarei luto oficial de três dias em sua memória”, escreveu Casagrande.
Com profundo pesar, recebo a notícia do falecimento do Pastor Gedelti Gueiros, fundador da Igreja Cristã Maranata. Um homem de fé, que dedicou sua vida ao Evangelho e tocou milhares de pessoas com sua missão. Minha solidariedade a sua família e à Igreja Maranata. Decretarei luto…
— Renato Casagrande 40 (@Casagrande_ES) July 5, 2025
O vice-governador, Ricardo Ferraço, também lamentou a morte do pastor e reforçou a homenagem com luto de três dias.
“Amigo, sábio, líder, defensor da família e missionário da fé em nosso estado, no Brasil e no mundo. Momento de tristeza, dor e profunda reflexão”, afirmou.
Ver essa foto no Instagram
O velório do fundador da Maranata será aberto ao público e acontecerá a partir das 16 horas, deste sábado (05), no Maanaim de Carapina, na Serra. No mesmo local, será realizado um culto às 13 horas, de domingo (06).
Após o culto, o cortejo será feito em caminhão do Corpo de Bombeiros até o cemitério Parque da Paz, em Ponta da Fruta, Vila Velha, onde o sepultamento acontecerá às 16 horas.
Prefeituras da Grande Vitória decretam luto
As prefeituras de Vitória, Vila Velha e Cariacica também anunciaram a homenagem com três dias de luto pela morte de Gedelti.
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, destacou que o pastor Gedelti foi uma das mais notáveis lideranças religiosas do Espírito Santo e do Brasil.
“Homem de palavra serena e postura conciliadora, Gedelti Gueiros deixa um legado marcado por fé, integridade e serviço à comunidade. Sua atuação foi reconhecida não apenas no campo religioso, mas também por instituições civis, tendo recebido diversas homenagens por sua contribuição à sociedade capixaba e brasileira”, afirmou em nota.
Ver essa foto no Instagram
O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, lembrou que foi na cidade que Gedelti fundou a Maranata e frisou que, hoje, a igreja ultrapassa as fronteiras com fiéis no exterior.
“Hoje, reúne mais de 1 milhão de fiéis no Brasil e no exterior. Gedelti deixa um legado espiritual profundo, marcado pela dedicação à obra de Deus e à edificação da comunidade cristã. Neste momento de dor, manifesto minha solidariedade à família, aos amigos e a toda a comunidade da Igreja Cristã Maranata”, disse.
Ver essa foto no Instagram
Euclério Sampaio, prefeito de Cariacica, também manifestou solidariedade aos familiares e fiéis da Maranata pela morte de Gedelti. “Meus mais sinceros sentimentos a toda Igreja e a família”, escreveu ele, que era amigo pessoal do pastor.
Ver essa foto no Instagram
O prefeito da Serra, Weverson Meireles, afirmou que Gedelti era uma referência no meio evangélico brasileiro e exemplo de liderança espiritual.
“O pastor Gedelti Gueiros completou sua carreira com fé, e agora descansa nos braços do Pai. Não se trata de uma despedida, mas da certeza do reencontro prometido por Deus àqueles que O servem com fidelidade”, escreveu Weverson.
Ver essa foto no Instagram
O presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos, também publicou nas redes sociais uma mensagem para se despedir do pastor Gedelti. “Um homem de fé, sabedoria e compromisso com o próximo. Gedelti foi amigo de meu pai e um grande atuante nas obras sociais pelo mundo. Sua missão foi cumprida com grandeza”.
Ver essa foto no Instagram