
Enzo Toyonaga, de 10 anos, ficou famoso após pedir em uma missa para o Palmeiras não ser campeão do mundo. Na noite desta sexta (4), ele assistiu à derrota do Verdão ao lado do padre da paróquia e comemorou a ‘prece atendida’. Menino que viralizou com prece contra o Palmeiras assiste jogo com padre em Tupã: ‘Só posso agradecer a Deus que fez o Chelsea ganhar’
Emerson Sanchez
O pequeno Enzo Toyonaga, de 10 anos, de Tupã (SP), ganhou notoriedade nas redes sociais após fazer um pedido inusitado durante uma missa: que o Palmeiras não fosse campeão do Mundial de Clubes. Na sexta-feira (4), ele viu sua “prece” se realizar justamente ao lado do padre ao qual havia externado o desejo: Luiz Henrique, da paróquia que frequenta.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Nesta semana, Enzo e o Padre se reencontraram online, pois o sacerdote estava em São Paulo (SP). Ainda assim, por ligação de vídeo, os dois conversaram sobre as expectativas para o próximo jogo do Palmeiras, contra o Chelsea, da Inglaterra. No fim, o Padre deu uma notícia especial ao pequeno torcedor: “Vamos assistir ao próximo jogo juntos”.
O encontro aconteceu na casa do católico e, juntos, assistiram ao jogo que repetiu o confronto da final que aconteceu em fevereiro de 2022. Desta vez, a partida foi válida pelas quartas de final, e terminou com vitória dos ingleses por 2 a 1.
Antes da bola rolar, o clima era de provocação leve. O padre, palmeirense declarado, estava otimista com a possibilidade de vitória. Já Enzo chegou animado, levando até um secador como “amuleto” para atrapalhar o time rival. “Minha expectativa está alta, 5 a 0, 4 a 0, ou pelo menos 2 a 0. Trouxe o secador, claro, pra secar o Palmeiras”, brincou o menino. “Fiquei um pouco nervoso por ver o jogo com o padre, mas estou confiante.”
Durante o jogo, as reações dos dois mostraram como o futebol mexe com as emoções. O Chelsea abriu o placar e Enzo vibrou. No segundo tempo, o Palmeiras empatou e foi a vez do padre comemorar com empolgação.
“Fiquei até assustado com o grito dele no gol. Nunca vi o padre tão animado assim”, contou Enzo.
Menino que viralizou com prece contra o Palmeiras assiste jogo com padre em Tupã: ‘Só posso agradecer a Deus que fez o Chelsea ganhar’
Emerson Sanchez
Mas a alegria do padre durou pouco. Em uma falha do goleiro do Verdão, o Chelsea marcou o segundo gol e decretou a eliminação do time paulista, para a euforia do secador mirim. O placar repetiu o resultado da final de 2021.
Depois do jogo, em tom bem-humorado, padre Luiz brincou sobre a prece do menino: “Devia ter tirado o microfone dele naquele dia. Brincadeiras à parte, seguimos firmes com o Palmeiras, time que amo desde criança. Mas da próxima vez, só vai poder fazer prece no altar quem for palmeirense.”
Enzo, por sua vez, agradeceu pela experiência e reforçou que tudo faz parte da rivalidade saudável. “O Palmeiras me assustou em alguns momentos, mas no fim deu tudo certo.
“Só posso agradecer a Deus que fez o Chelsea ganhar.”
Apesar da derrota, o padre destacou a importância de manter o respeito e o bom humor. “Futebol é emoção, é paixão, mas também deve ser alegria e união. Que a paz e o espírito esportivo estejam sempre acima de qualquer rivalidade.”
Menino que viralizou com prece contra o Palmeiras assiste jogo com padre em Tupã: ‘Só posso agradecer a Deus que fez o Chelsea ganhar’
Emerson Sanchez
Onde tudo começou
Durante uma missa realizada no dia 29 de junho, em Tupã (SP), uma criança subiu no altar para realizar sua prece e fez um pedido inusitado ao padre Luiz Henrique de Araújo: que sua família fosse abençoada e que o Palmeiras não fosse campeão mundial.
Menino pede em prece que o Palmeiras não seja campeão mundial e deixa padre sem reação
A prece do torcedor rival mirim arrancou risadas de todos que estavam na igreja. O padre, que é publicamente palmeirense, por sua vez, ficou sem reação no momento. Veja o vídeo acima.
Em entrevista ao g1, o Padre Luiz Henrique, que tem mais de 156 mil seguidores nas redes sociais e é conhecido pelas ocasiões em que esteve junto de cantores famosos, falou sobre a sua reação ao pedido inusitado:
“Na missa das crianças, sempre faz o momento das preces de maneira espontânea. As crianças vão lá e cada um faz o pedido, um reza pelo pai, pela mãe, pela família, já rezaram por um cavalo, mas não nesse nível de pedir para o time, como aconteceu. Eu sou palmeirense e o menininho falou isso, que o palmeirense não tem a mundial. Eu falei: ‘Essa prece não vai ser atendida'”, brinca o padre”.
O vídeo foi divulgado nas redes sociais do próprio padre, e acabou tendo uma repercussão mais esperada que o normal. “Nunca tinha acontecido de repercutir tanto, hoje eu vejo que está repercutindo da maneira bem grande nas redes sociais.”
Assim que o trecho da missa começou a viralizar, o padre começou a receber diversas mensagens de amigos, onde a maior parte delas, eram pedidos parecidos com o da criança.
“Meus amigos, que são torcedores de outros times, ficaram me mandando mensagens: ‘Amém, que a oração desse menino seja atendida”, “Esse menino tá certo, tem que rezar pra isso mesmo”, brincando comigo e me zoando assim”, afirma Luiz Henrique.
Dias depois, eles se reencontraram online, durante a conversa, o padre, em tom de brincadeira, pediu para que Enzo, que é corintiano, torcesse para o Palmeiras pelo patriotismo: “Você tem que ser bonzinho, ser um anjinho, e torcer para o Palmeiras. Tem que ser patriota e torcer para o time brasileiro”, diz.
Menino que pediu na missa para o Palmeiras não ganhar o Mundial reencontra padre
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
VÍDEOS: assista às reportagens da região