São José do Egito, no Sertão de PE, registra temperatura mais baixa do estado: 13,7°C


Cidade sertaneja conhecida como “Terra da Poesia” vive inverno mais frio que o habitual. São José do Egito é conhecida como “Terra da Poesia” ou “Berço da Poesia”
Prefeitura de São José do Egito
São José do Egito, no Sertão de Pernambuco, registrou um recorde histórico de temperatura na sexta-feira (4). Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), os termômetros marcaram 13,7°C no município.
✅ Receba as notícias do g1 Caruaru e região no seu WhatsApp
O frio surpreendeu os moradores da cidade, conhecida como “Terra da Poesia” que normalmente enfrentam o clima quente e seco do semiárido. Segundo a Apac, essa é a menor temperatura já registrada oficialmente em São José do Egito.
O jornalista aposentado Marcos Cirano, de 73 anos, contou que nunca havia sentido um frio tão intenso na cidade.
“Nasci e vivi aqui, mas nunca tinha visto temperaturas tão baixas. Dormi com duas camisas, um casaco e dois cobertores”, contou ao g1.
São José do Egito tem temperatura média anual de 25°C
Prefeitura de São José do Egito
Localizada a cerca de 404 km do Recife, São José do Egito é a terceira cidade mais populosa da Mesorregião do Pajeú e tem 31.004 habitantes, de acordo com o Censo 2022 do IBGE.
Também no Sertão, o município de Belém do São Francisco marcou 18,3°C na sexta-feira (4), a menor temperatura do ano na cidade.
Já no Agreste, Garanhuns registrou 14°C na quinta-feira (3), segundo o termômetro do centro da cidade, conforme noticiou o g1. Conhecida por sua altitude e clima mais ameno, Garanhuns sedia o Festival de Inverno (FIG), considerado o maior festival multicultural da América Latina.
O inverno no Hemisfério Sul vai até o dia 22 de setembro, e a expectativa da Apac é de que as temperaturas mais baixas continuem em algumas regiões do interior do estado nos próximos dias.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.