Legado: confira frases marcantes do pastor Gedelti sobre vida, morte e fé

Gedelti Gueiros
Pastor Gedelti deixa reflexões sobre diversos assuntos (Foto: Reprodução)

Fundador da Igreja Cristã Maranata, o pastor Gedelti Victalino Teixeira Gueiros era um líder religioso que deixou como legado para os cerca de 3 milhões de membros da igreja reflexões diversas sobre temas como a fé, a vida e a morte.

O presidente da Maranata morreu aos 93 anos, por volta das 4 horas, deste sábado (05), devido a complicações de um problema cardíaco.

Gedelti iniciou seu trabalho de divulgação do evangelho ainda na década de 60, pouco depois de se mudar com a família para Vila Velha. Foi na cidade canela-verde que o pastor fundou a Igreja Maranata.

Durante suas pregações nos cultos, o líder religioso fazia reflexões sobre os temas que permeiam a vida humana

Confira algumas de suas frases marcantes

  • “A vida é um jardim onde as saudades estão plantadas”, disse sobre a relação entre vida e morte.
  • “O homem é depositário de uma partícula da eternidade”, sobre a vida humana.
  • “A nobreza do ministério está relacionada com a experiência vivida de uma dependência total do Senhor”, sobre o ministério.
  • “Nós entendemos que o ministério não é profissão. O ministério é um projeto de fé. Ele não alcança o que precisa alcançar. Você vem aqui faz a limpeza aqui nessa sala e não recebe nada, faz por amor à causa. E o pastor receberia para quê? Isso não faz bem à alma, porque nós queremos servir ao Senhor de alma. As pessoas podem até não entender a nossa alma e se satisfazem com isso”, sobre não cobrar contribuições financeiras de fiéis .
  • “O ministério é um trabalho de nobres, porque é uma transmissão de uma herança que é a vida eterna”, sobre o ministério.
  • “O amanhã não deve ser a sua principal preocupação. Viva o dia de hoje, pois o amanhã poderá ser eterno”, sobre a vida.
  • Não perguntamos a religião, não tratamos ninguém como mendigo. Quem vem precisa ser bem tratado — até com mais cuidado. Cumprimos um dever. Toda estrutura tem essa obrigação”, disse durante ação social, em Vitória, sobre o acolhimento a quem precisa.
  • “Nós nascemos para morrer e morremos para viver”, sobre a vida e a morte.

Quem é o pastor Gedelti Gueiros

Gedelti Gueiros nasceu em Bom Jesus do Itabapoana, Rio de Janeiro, em 19 de novembro de 1931. Ele se mudou ainda criança com a família para Vila Velha, onde iniciou seu trabalho na divulgação do evangelho na década de 60.

Formado em Odontologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Gedelti atuou como monitor e, posteriormente, como professor assistente na instituição, além de ser o fundador da disciplina Clínica Protética.

Colaborou como cirurgião-dentista da Associação dos Funcionários Públicos do ES (AFPES) de 1959 a 1965 e da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo (Eames).

Em novembro de 2022, a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) criou uma comenda com o nome do líder da Maranata. A honraria reconhece o papel dos homenageados na propagação da palavra de Deus.

“Tenho a impressão de que Deus está me dando oportunidade para me dirigir a tantas pessoas com uma palavra de gratidão. A vida não se faz isoladamente. Ninguém é ninguém isoladamente. Ninguém vive para si, nem morre para si”, afirmou Gedelti na ocasião.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.