
A despedida do pastor Gedelti Victalino Teixeira Gueiros, fundador e presidente da Igreja Cristã Maranata (ICM), mobilizou centenas de fiéis e lideranças religiosas neste fim de semana. O líder religioso faleceu aos 93 anos, na madrugada deste sábado (5), em um hospital de Vila Velha, após complicações cardíacas.
O corpo chegou às 16h deste sábado ao Maanaim de Carapina, na Serra, onde está sendo velado com acesso aberto ao público. O espaço, tradicional centro de eventos da ICM, foi preparado para receber fiéis de várias partes do Espírito Santo e de outros estados, que vieram prestar as últimas homenagens a uma das figuras mais influentes da igreja evangélica capixaba.
Veja fotos do velório:
Neste domingo (6), está previsto um culto em homenagem ao pastor Gedelti, às 13h, no mesmo local do velório. A cerimônia religiosa será transmitida pelas plataformas oficiais da Igreja Cristã Maranata. Em seguida, por volta das 14h, o corpo seguirá em cortejo solene, conduzido por um caminhão do Corpo de Bombeiros, até o Cemitério Parque da Paz, localizado em Ponta da Fruta, Vila Velha. O sepultamento está marcado para as 16h.
Quem é Gedelti Gueiros
Gedelti Gueiros nasceu em Bom Jesus do Itabapoana, Rio de Janeiro, em 19 de novembro de 1931. Ele se mudou ainda criança com a família para Vila Velha, onde iniciou seu trabalho na divulgação do evangelho na década de 60.
Formado em Odontologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), o pastor fundou a Igreja Cristã Maranata, em Vila Velha, no dia 3 de janeiro de 1968. Hoje, a igreja reúne mais de 1 milhão de fiéis no Brasil e no exterior.
Mesmo com idade avançada e problemas de saúde nos últimos anos, o pastor se manteve à frente das decisões da instituição, sendo figura central nos cultos e orientações doutrinárias.
A Igreja Cristã Maranata informou que toda a programação do culto de domingo será transmitida pelas suas mídias oficiais para que fiéis que não puderem comparecer presencialmente também possam acompanhar a despedida.