Alceu Valença, Almir Sater e Orquestra Sinfônica de Ouro Preto estão entre as atrações do Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu; veja a programação


O evento ocorre de 9 a 13 de julho no Centro Histórico da cidade e é gratuito. Pela primeira vez na história, os quatro grupos de caretagem se reunirão no mesmo espaço. Alceu Valença é uma das atrações do festival.
Rafael Souza/g1
A 12ª edição do Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu, no Noroeste de Minas Gerais, terá Alceu Valença, Almir Sater, As Januárias e a Orquestra Sinfônica de Ouro Preto como atrações. O evento ocorre de 9 a 13 de julho no Centro Histórico da cidade e é gratuito. Veja a programação abaixo.
➡️ Clique aqui e siga o perfil do g1 Triângulo no Instagram
E pela primeira vez na história, os quatro grupos de caretagem se reunirão no mesmo espaço. A caretagem é uma dança afro-indígena tradicional da cidade.
“Tradicionalmente, estes grupos não se encontram porque assim ficou estabelecido há várias décadas. No entanto, para celebrar e reverenciar os antepassados e a cultura local, os grupos irão dançar juntos com as suas máscaras e roupas coloridas”, disse o secretário de Cultura, Thiago Gomes.
Segundo o presidente da Agência de Desenvolvimento Sustentável de Paracatu (Adesp), Leonardo Barros, o festival não só promove a cultura, reforçando o patrimônio histórico, como movimenta a economia atraindo turistas para a cidade.
“A rede hoteleira, os restaurantes, pousadas, postos de gasolina e artesãos são alguns dos setores beneficiados diretamente com a realização do Festival. Além disso, recebemos os visitantes com o nosso jeito mineiro e hospitaleiro de ser, muito agradável aos que nos visitam”, disse.
Festival de música
Durante o evento também será realizado o Festival da Música Brasileira de Paracatu, nos dias 11 e 12 de julho. Mais de 200 músicas de várias regiões do Brasil foram inscritas.
Os seis primeiros colocados dividirão mais de R$ 30 mil em prêmios. As categorias são melhor música do público, melhor letra e melhor intérprete.
Confira a programação completa dos shows:
9 de julho – Orquestra Sinfônica de Ouro Preto com Alceu Valença. Apresentações do saxofonista Derico Sciotti e do cantor Enos Araújo
10 de julho – Almir Sater; Banda Cia Supertramp
11 de julho – Zé Alexanddre; Banda JIM
12 de julho – As Januárias; Fernanda Rabelo
13 de julho – Ellen Wilson e Banda
Memória: matéria de 2007 mostra chuva de peixes em Paracatu
LEIA TAMBÉM:
ExpoQueijo 2025: Com queijo mineiro, Brasil conquista título ‘Super Ouro’ pela primeira vez
Jovem é presa após difamar polícia em comentário nas redes sociais
Menina com doença degenerativa criada em hospital tem alta e volta para casa após 12 anos
📲 Siga o g1 Triângulo no WhatsApp, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.