O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, participou neste domingo (6) de dois encontros com artistas, parlamentares e lideranças populares brasileiras, organizados pela embaixada cubana. As reuniões ocorreram em um hotel na zona sul do Rio de Janeiro (RJ) e reuniram cerca de 150 pessoas.
O primeiro momento foi um encontro ampliado, com a presença de representantes do movimento de solidariedade a Cuba, parlamentares, militantes, intelectuais e artistas. Em seguida, houve uma reunião mais reservada, com algumas das principais lideranças convidadas.
Entre os participantes estavam o jornalista Breno Altman, o escritor Frei Betto, o líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stedile, o escritor e tradutor Eric Nepomuceno, o ator Osmar Prado e as parlamentares Maíra do MST (PT-RJ), Jandira Feghali e Marina do MST (PT-RJ), além de outras personalidades.
A agenda fez parte da visita de Díaz-Canel ao Brasil para a cúpula do Brics, realizada também no Rio neste domingo e na segunda-feira (7). Desde o início de 2025, Cuba participa do bloco como país parceiro. Seu ingresso ampliou as possibilidades diplomáticas de Havana, especialmente com países do Sul Global.
A realização do encontro no Brasil está inserida em uma estratégia do governo cubano de estreitar o diálogo com setores internacionais que apoiam sua soberania e resistem ao bloqueio imposto pelos Estados Unidos. No Brasil, esse esforço é conduzido principalmente pela embaixada cubana, que articula agendas com movimentos populares, parlamentares progressistas e intelectuais solidários à ilha.
O post Presidente de Cuba se reúne com artistas e parlamentares no Rio de Janeiro apareceu primeiro em Brasil de Fato.