
Agentes da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) resgataram, na manhã deste domingo (6), cerca de 150 aves silvestres que estavam sendo comercializadas ilegalmente em uma feira livre no centro de Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador.
A ação ocorreu na Rua Leolinda Bacelar Lima e faz parte de uma operação da Coppa voltada ao combate do tráfico e comércio irregular de animais silvestres. Ao chegarem ao local, os policiais ambientais encontraram diversas gaiolas abandonadas e sete homens vendendo aves sem qualquer tipo de autorização legal.
Questionados sobre a posse de licença para o comércio dos animais, os suspeitos admitiram não possuir documentação. Todos foram encaminhados à delegacia responsável pela região para a adoção das medidas legais previstas na legislação ambiental.
Entre as espécies resgatadas estavam: 19 cardeais, seis pássaros pretos, um azulão, um sabiá da praia, um sabiá cinzento, uma pipira vermelha, um sabiá coleira, dois sofrês, um cancã, um caboclinho, um garibaldi, dois chorões, seis golinhos, 60 canários da terra, um tico-tico cinza, dois tico-ticos, um curió e 43 papa-capins.
Todas as aves foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), onde passarão por avaliação veterinária e reabilitação antes de possível reintegração ao habitat natural.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram