Edinho Silva é eleito novo presidente do PT

O ex-prefeito de Araraquara (SP) Edinho Silva foi eleito nesta segunda-feira (7) como novo presidente nacional do PT. O partido realizou no domingo (6) o seu Processo de Eleições Diretas (PED), que definiu as novas lideranças da sigla pelo Brasil.

Edinho pertence ao Construindo Novo Brasil (CNB), corrente majoritária e ala mais conciliadora do PT, e representa, para especialistas, a continuidade de Lula. Ele concorria com Romênio Pereira, Rui Falcão e Valter Pomar.

O resultado foi anunciado mesmo sem a definição das eleições no diretório de Minas Gerais. A eleição foi adiada no estado por conta da judicialização do processo. A deputada federal Dandara Tonantzin (PT-MG) havia sido impedida de concorrer à presidência estadual por não ter quitado suas obrigações partidárias, mas a questão foi judicializada e em decisão proferida sábado (5), às vésperas da votação, o partido foi obrigado a incluí-la na disputa.

Por falta de tempo hábil, o pleito no diretório de Minas Gerais foi adiado para todos os cargos. Nesta segunda-feira (7) o PT conseguiu reverter a decisão. O diretório nacional se reunirá para marcar uma nova data de eleição no estado.

Edinho Silva foi prefeito de Araraquara (SP) por quatro mandatos, entre 2001 e 2008 e 2017 e 2024, além de presidente do PT entre 2009 e 2013. Ele também foi o coordenador da campanha de Lula em 2022.

O post Edinho Silva é eleito novo presidente do PT apareceu primeiro em Brasil de Fato.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.