O anúncio de tarifas de 50% sobre importações de produtos brasileiros, feito pelo presidente dos Estados Unidos Donald Trump nesta quarta-feira (9), causou reações na base aliada do governo brasileiro.
Ao explicar a medida, o bilionário defendeu Jair Bolsonaro (PL) e criticou a “forma com que o Brasil vem tratando o ex-presidente”, classificada por ele como uma “desgraça internacional.” Em nota, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) rebateu Trump, defendeu a Justiça brasileira e afirmou que as tarifas serão respondidas “à luz da lei brasileira de Reciprocidade”.
Em postagem em uma rede social, o deputado federal Guilherme Boulos (Psol) chamou a decisão de Trump de “Taxa Bolsonaro”.
“Trump criou a TAXA BOLSONARO de 50% sobre os produtos brasileiros. Quero ver como quem sempre disse que a esquerda iria taxar o povo vai lidar com a taxa criada em seu nome.”
Trump criou a TAXA BOLSONARO de 50% sobre os produtos brasileiros.
Quero ver como quem sempre disse que a esquerda iria taxar o povo vai lidar com a taxa criada em seu nome… pic.twitter.com/G1lEWVTw0W
— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) July 9, 2025
No Senado, o líder do governo Jaques Wagner (PT) também associou a decisão de Trump ao ex-presidente brasileiro.
“A pedido da família Bolsonaro, Donald Trump anuncia a taxação de 50% em todos os produtos brasileiros, de forma autoritária e unilateral. O presidente norte-americano está confundindo a quem está se dirigindo. O Brasil não será quintal do país de ninguém. Quem decide a nossa vida somos nós. Que fique claro: o Brasil é dos brasileiros e não de capachos!”
RESPEITA O BRASIL
A pedido da família Bolsonaro, Donald Trump anuncia a taxação de 50% em todos os produtos brasileiros, de forma autoritária e unilateral. O presidente norte-americano está confundindo a quem está se dirigindo. O Brasil não será quintal do país de ninguém. Quem…— Jaques Wagner (@jaqueswagner) July 9, 2025
O anúncio de Trump foi feito por meio de uma carta endereçada ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e postada em uma rede social.
No texto, ele faz ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF). Ao se referir ao processo que corre contra Bolsonaro no STF, Trump ressalta: “Esse julgamento não deveria estar ocorrendo. É uma caça às bruxas que precisa acabar agora”.
O líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (PT), criticou a tarifa e disse que o governo brasileiro vai responder à medida.
“Temos um ataque econômico, mas temos um ataque às instituições, à democracia, ao Supremo Tribunal Federal. Por isso, temos certeza que o governo vai tomar uma medida contra esse posicionamento. É mais do que economia, é a defesa das instituições, da soberania nacional”, apontou.
GRAVÍSSIMO
Trump taxou produtos brasileiros em 50%. Toda a justificativa para retaliar o Brasil é política numa tese de defesa do Bolsonaro como perseguido político. Os vira-latas bolsonaristas conseguiram. Penso que Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro e Tarcísio devem estar muito… pic.twitter.com/seJmTxxBkD
— Lindbergh Farias (@lindberghfarias) July 9, 2025
O post Aliados do governo Lula reagem às novas tarifas de Trump: ‘Taxa Bolsonaro’ apareceu primeiro em Brasil de Fato.