A Fundação Bradesco e a ServiceNow estão modernizando as operações e serviços digitais da educação em todo o Brasil por meio do Projeto ABC. Essa iniciativa fortalece a governança operacional e proporciona maior eficiência, agilidade e segurança para melhorar a experiência de professores, funcionários administrativos e alunos.
Com um investimento anual de R$ 1,5 bilhão em educação gratuita e de qualidade e 40 escolas próprias em todo o Brasil, a Fundação Bradesco buscava uma solução para tornar seus processos administrativos mais ágeis e escaláveis, permitindo que sua equipe se concentrasse na experiência de mais de 42 mil alunos e aproximadamente 1.500 educadores.
Em cinco meses, o Projeto ABC da Fundação Bradesco implementou a Plataforma ServiceNow, aproveitando seu abrangente conjunto de produtos e fluxos de trabalho automatizados para centralizar e agilizar serviços essenciais em todo o sistema educacional.
No centro dessa transformação está o Conecta, portal unificado que centraliza os serviços administrativos, e o FaBi, assistente virtual com inteligência artificial da Fundação Bradesco, que permite interações mais rápidas e personalizadas. Desde a sua implantação, a plataforma está disponível para mais de 4 mil funcionários em todo o Brasil e já proporcionou melhorias significativas. O número de pedidos de serviço duplicou, enquanto o tempo médio de resolução diminuiu 12 vezes, sem necessidade de aumentar o pessoal.
Além disso, mais de 30.000 tickets foram processados em cinco meses, otimizando a administração e acelerando a resolução de problemas internos. O tempo necessário para concluir os processos de compra, que anteriormente demoravam 72 horas, foi reduzido para apenas 30 minutos através de uma integração SAP, permitindo a criação imediata de encomendas. Mais de 18.000 dispositivos são agora monitorizados em tempo real, garantindo um maior controlo e segurança.
Com a plataforma já consolidada, a Fundação Bradesco se prepara para os próximos passos. A adoção de inteligência artificial está no roadmap da instituição para a evolução contínua do ServiceNow, reforçando seu compromisso com a inovação, automação e eficiência na gestão educacional.
“A tecnologia não é apenas uma ferramenta de apoio operacional, é um pilar estratégico para a educação. Com o ServiceNow, garantimos que nossos processos acompanhem a escala e a complexidade de nossas operações, permitindo que nossa equipe se concentre no que realmente faz a diferença: o desenvolvimento dos alunos”, afirma Marcos Stahl, CIO da Fundação Bradesco.
“Juntos, a ServiceNow e a Fundação Bradesco estabeleceram um novo padrão de eficiência e produtividade, servindo de inspiração para instituições em todo o Brasil e na América Latina”, diz Federico Grosso, vice-presidente do grupo para a América Latina da ServiceNow. “Estamos incrivelmente orgulhosos de fazer parceria com eles em sua jornada de transformação digital e de ajudar a moldar o futuro da educação no Brasil.”
Com a implantação do Projeto ABC, a Fundação Bradesco e a ServiceNow estão comprometidas com a inovação e o uso da tecnologia para fortalecer a gestão educacional, tornando-a mais eficiente, conectada e preparada para o futuro.