Domingo em Brasília será marcado com ato unificado contra o ‘PL da Devastação’

Neste domingo (13) movimentos populares se mobilizam em prol do ato nacional contra o Projeto de Lei nº 2.159/2021, conhecido como PL da Devastação. A atividade acontecerá em 25 cidades do país, incluindo Brasília, onde a concentração será realizada no Eixão do Lazer, na altura da 203/103 Norte, a partir das 14h, com marcha até 207 Norte. O ato terá também apresentação musical com batuques e fanfarras da cidade.

“O  intuito de dialogar com a população de várias partes do DF que usufrui do Eixão do Lazer”, destacou Igor Rodrigues Gonçalves, secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Partido dos Trabalhadores do DF.

O ato acontecerá em várias cidades do país como, Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Belo Horizonte(MG) , Fortaleza (CE), Salvador (BA), Belém (PA), Manaus (AM). No Centro-Oeste, além de Brasília, o ato está previsto para acontecer em Goiânia (GO), às 9h na Praça do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e em Alto Paraíso de Goiás (GO), às 9h na praça do trabalhador. 

A mobilização busca sensibilizar a população e pressionar deputados e senadores favoráveis à tramitação do projeto que enfraquece a legislação brasileira de licenciamento ambiental. O texto foi aprovado em 21 de maio no Senado com 54 votos favoráveis e 13 contrários e deve ser pautado na Câmara dos Deputados na próxima semana.

“Diante da baixa expectativa de reversão do projeto na Câmara e da provável fragilidade dos vetos presidenciais frente a um Congresso conservador, resta à sociedade civil ampliar sua mobilização e ao Judiciário cumprir seu papel como guardião da Constituição. Não se trata de aperfeiçoamento regulatório ou modernização. O que se vê é o desmantelamento de um dos pilares da política ambiental brasileira”, destaca Juliano Bueno de Araújo diretor técnico do Instituto Internacional Arayara.

DF no foco do PL da Devastação

O ato também busca chamar a atenção para pautas locais, que poderão ser diretamente impactadas caso o chamado PL da Devastação seja aprovado no Congresso Nacional. “Temos realizado mobilizações semanais em várias regiões do DF e o movimento tem crescido, conectando pautas locais como a privatização do Parque Nacional, o licenciamento da Termelétrica, a falta de água e a poluição”, afirma Araújo.

Serviço

Ato PL da Devastação, Não

Domingo, 13 de julho

A partir das 14h

Eixão do Lazer na altura da 203/103 Norte)

:: Receba notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

O post Domingo em Brasília será marcado com ato unificado contra o ‘PL da Devastação’ apareceu primeiro em Brasil de Fato.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.