
Lustre foi danificado e será modernizado, recuperando partes originais, antes de ser recolocado no teatro. Lustre do Centro de Convivência sofreu oxidação da base de ferro e teve peças de vidro danificadas.
Reprodução EPTV
Com 3,5 metros de altura e composto por centenas de elementos delicados em vidro e ferro, o lustre que ornamentava o saguão do Centro de Convivência de Campinas (SP) sofreu danos e passa por avaliação técnica para ser restaurado.
Após conclusão de laudo, a peça será modernizada, utilizando as partes originais que puderem ser recuperadas, para então ser recolocado no teatro. Entenda abaixo.
A obra do Centro de Convivência, fechado desde 2011, foi entregue nesta quinta-feira (10) e encerra um impasse de 14 anos. De acordo com a prefeitura, a expectativa é de que o lustre esteja de volta ao saguão do espaço em outubro, quando devem ser iniciados os eventos-piloto.
📲 Siga o g1 Campinas no Instagram
A secretária de Cultura e Turismo de Campinas, Alexandra Caprioli, explicou que o lustre foi remontado e passa por uma avaliação técnica, iniciada no dia 12 de junho, para identificar os danos e as alternativas possíveis para sua recuperação.
Segundo a secretária, o lustre não foi retirado do Centro de Convivência logo que o espaço foi fechado, e as infiltrações no local já estavam causando problemas. Entre as principais avarias já identificadas, estão a oxidação da base de ferro e peças de vidro danificadas, reflexo do tempo e da exposição.
A prefeitura espera recuperar a maior parte do lustre original e usar o que não puder ser restaurado em uma releitura da peça.
Lustre do Centro de Convivência de Campinas (SP) foi remontado e passa por avaliação técnica.
Firmino Piton/Secretaria Municipal de Cultura e Turismo
“A nossa tentativa é fazer uma releitura usando o maior número de elementos originais, porém, com uma tecnologia nova. Colocando neon, colocando RGB. Talvez a gente possa trazer a modernidade sem perder aquele carinho, da maneira mais respeitosa que a gente conseguir, com maior memória para as pessoas que vierem”, afirma Caprioli.
O laudo do lustre deve ser finalizado entre o final de julho e o início de agosto, e a expectativa é que seja recolocado no saguão do Centro de Convivência até a abertura para os eventos-piloto, prevista para outubro deste ano.
“Ele vai ser colocado no saguão, no lugar central mais importante. Ele vai do teto ao chão, pega o meio do saguão inteiro. Ele vai ocupar esse lugar monumental”, revela a secretária.
Lustre do Centro de Convivência de Campinas passa por avaliação técnica para restauração
Bárbara Camilotti
Lustre na Escola de Cadetes
A Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), em Campinas, também possui um lustre – diferente daquele do Centro de Convivência.
A peça que hoje está na EsPCEx pertencia ao Teatro Municipal Carlos Gomes, demolido em 1965. O lustre de 600 quilos foi doado pela prefeitura após a demolição, junto de outros lustres menores.
Os materiais foram tombados e se encontram no Salão Carlos Gomes e na Capela São Tomás de Aquino, dentro da Escola.
POV: você foi com o g1 conferir a entrega do Centro de Convivência em Campinas
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas