Programa adota medidas para evitar colisões de navios com baleias-jubarte

Foto: Paulo Rodrigues/ Instituto Baleia-Jubarte

O Porto de Vitória, administrado pela Vports, passou a integrar o programa internacional de prevenção de colisões entre grandes embarcações e baleias. A iniciativa é fruto da parceria entre o Instituto Baleia-Jubarte (IBJ) e a organização internacional Great Whale Conservancy (GWC).

O programa prevê a adoção de recomendações técnicas, baseadas em dados científicos sobre o comportamento e a distribuição das baleias, especialmente a baleia-jubarte, espécie que frequenta as águas do Espírito Santo entre o inverno e a primavera.

Baleias-jubarte: ajustes nos horários dos navios

Entre as medidas sugeridas estão limites de velocidade, definição de rotas prioritárias e ajustes nos horários de entrada e saída dos navios.

A iniciativa segue o exemplo bem-sucedido do Terminal Almirante Barroso, da Transpetro, em São Sebastião (SP), o primeiro do Brasil a adotar o protocolo. Agora, com a adesão da Vports, o Espírito Santo passa a integrar o conceito de “Whale Safe Ports” — ou “Portos Amigos das Baleias”.

Segundo Paulo Rodrigues, coordenador regional do IBJ no Espírito Santo, o trabalho conjunto com a GWC e a Vports permitiu alinhar os dados científicos com as práticas portuárias locais.

Essa parceria possibilitou a construção de recomendações eficazes que protegem as baleias e garantem a segurança da navegação, destacou.

Para Michael Fishbach, diretor da Great Whale Conservancy, o desafio está justamente na sobreposição entre áreas reprodutivas das baleias e as rotas comerciais marítimas. “A redução do risco só é possível com o comprometimento de empresas e autoridades portuárias”, afirmou.

Alan Ribeiro, coordenador de Meio Ambiente da Vports, destacou que a ação reforça o compromisso ambiental do porto:

“A união de esforços com o Instituto Baleia Jubarte e a GWC é um passo importante para tornar o Porto de Vitória referência em sustentabilidade e segurança operacional”.

A expectativa é que outras instalações portuárias no país sigam o exemplo e adotem de forma voluntária práticas que conciliem o desenvolvimento econômico com a conservação da vida marinha.

Veja fotos das baleias-jubarte na região do Porto de Vitória:

*Texto sob a supervisão da editora Erika Santos

Adicionar aos favoritos o Link permanente.