
Feira de Santana sediou neste domingo (13) mais uma etapa do Campeonato Baiano de Baleado 2025. O evento de hoje, que funcionou como uma semifinal, classificou a melhor equipe de cada gênero, masculino (Zonal 11) e feminino (Zonal 10), para a grande final da competição que deve ocorrer no próximo domingo, dia 20 de julho.
Os jogos foram realizados no Ginásio Municipal Joselita Amorim, com confrontos dos times femininos no período da manhã e embates dos times masculinos no período da tarde. O campeonato acontece uma vez por ano e, nesta edição, conta com apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), apoio da Prefeitura de Feira de Santana e é organizado pela Federação de Baleado da Bahia.

“O Campeonato Baiano de Baleado acontece desde 2019. A federação foi fundada em 2018 e, em 2019, nós começamos esse campeonato. Feira de Santana sempre teve destaque pela quantidade de equipes e pela qualidade dessas equipes. As atuais equipes masculinas e femininas de Feira de Santana são as campeãs do Campeonato Baiano de 2024”, disse Mateus Mônaco, presidente da Federação de Baleado da Bahia.
Premiação do Campeonato
Ao Acorda Cidade, o presidente contou que os times vencedores receberão troféus, medalhas e premiação em dinheiro, sendo R$ 1.000,00 para o 1º colocado e R$ 500,00 para o 2º colocado. Mateus explicou que o jogo funciona de uma maneira bem simples.
“Os jogos são disputados em equipes, em uma partida com três tempos (sets) de até 10 minutos, vence a partida quem vencer dois tempos. Estamos trabalhando com pontos corridos, se o time vence a partida antes dos 10 minutos soma-se 3 pontos e, após isso, soma-se 2 pontos. Ao final de todas as partidas do dia vamos ver quem mais somou pontos e as duas melhores equipes se classificam para a próxima etapa.”

O presidente disse que o campeonato pode ser disputado por pessoas de várias idades e que menores de 18 anos podem participar desde que tenham autorização dos pais ou responsáveis. Mônaco revelou que o esporte, que para muita gente é uma brincadeira de criança, além de ser muito divertido, pode garantir uma renda para quem pratica.
“Nós temos pessoas aqui, apesar de ser um esporte amador, que já são remuneradas. Atletas que recebem bolsa atleta, bolsa esporte e conseguem ser remunerados como jogador de baleado. O atleta de alto rendimento é aquele que é nível adulto, mas pratica como se fosse um profissional da área e é remunerado por isso”, disse.

O presidente da federação concluiu com a satisfação em ver a casa cheia. “Graças a Deus, nosso esporte vem crescendo a cada dia, não apenas com os atletas, mas com os amantes do esporte. Quem esteve presente aqui visualizou um ginásio muito bem ocupado. E nós queremos que tenhamos mais pessoas. Além do ginásio ocupado, nós tivemos transmissão ao vivo, que tinha cerca de 680 pessoas assistindo. Então, é um número considerável ao nosso ver.”
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Reportagem escrita pelo estagiário de jornalismo Jefferson Araújo sob supervisão
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram