Cidade do litoral de SP está em mapa no chão de Lisboa que fala sobre expansão portuguesa; conheça


Segundo historiador ouvido pelo g1, Cananéia é considerada o primeiro povoado brasileiro. Monumento que mostra o trajeto percorrido pelos portugueses foi erguido pela primeira vez em 1940. Cananéia consta em mapa mundi sobre expedições portuguesas pela costa brasileira
Prefeitura de Cananéia/Divulgação e Luli Monteleone
A cidade de Cananéia, no litoral de São Paulo, reserva uma variedade de opções para quem aprecia boas praias. Além do apelo turístico, o município é um dos únicos brasileiros no mapa que fica no chão do monumento conhecido como Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa, e que mostra a rota das primeiras navegações portuguesas pelo mundo.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
De acordo com a Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (Egeac) de Lisboa, o monumento foi erguido pela primeira vez na cidade em 1940 para compor a Exposição do Mundo Português. A estrutura foi reconstruída definitivamente em 1960, em celebração aos 500 anos da morte do Infante D. Henrique, filho de D. João I e Filipa de Lencastre.
Compondo o conjunto da obra, há uma Rosa dos Ventos de 50 metros de diâmetro com o mapa que, além de Cananéia, também mostra a cidade brasileira de Porto Seguro (BA). De acordo com o historiador Marcos Braga, a cidade do litoral paulista é considerada o primeiro povoado brasileiro.
Porto Seguro (BA) e Cananéia (SP) estão em mapa localizado na cidade de Lisboa, em Portugal
Luli Monteleone
Luli Monteleone, brasileira de 40 anos que cria conteúdo de viagens, visita Portugal desde a infância. Moradora do país há uma década, ela já sabia sobre a existência do monumento, mas em junho de 2020 decidiu entrar e conhecer mais de perto a construção histórica.
Em imagem feita pela viajante, é possível ver que os portugueses teriam passado por Porto Seguro em 1500 e, em Cananéia, dois anos depois.
“Dentro, sempre existe alguma exposição temporária e um elevador para acessar o topo e ter uma vista 360º de Lisboa e da Margem Sul [faixa ribeirinha do estuário do Rio Tejo, que fica de frente para Lisboa]”, explicou a brasileira.
No blog em que relata as aventuras pelo mundo, a mulher detalhou a experiência de ver a cidade de longe pelo mirante que compõe o monumento.
“Lá em cima, o espaço é estreito, mas com muros altos, então não dá medo algum. Dá para ver os principais cartões postais de Lisboa: Ponte 25 de Abril, Cristo Rei, Torre de Belém, Mosteiro dos Jerónimos”, contou.
Leia também
CANANÉIA: Ilha protegida no litoral de SP reserva cenários paradisíacos; Conheça
Rotas da expansão
‘Padrão dos Descobrimentos’ fica na região de Belém, em Lisboa, Portugal.
Luli Monteleone
Na estrutura construída, é possível ver uma caravela no mar com o Infante D. Henrique na proa. Além disso, o monumento retrata protagonistas da expansão marítima e cultural da época, como navegadores, cartógrafos e artistas. Alguns são: Cristóvão da Gama, Afonso de Albuquerque, António de Abreu, Martim Afonso de Sousa, Pedro Álvares Cabral e Vasco da Gama.
Conforme a cronologia apresentada, os portugueses iniciaram a rota pela região autônoma de Madeira, seguiram por Açores e percorreram outros locais, chegando em Porto Seguro (BA) em 1500.
Segundo Braga, Cananéia era considerada o limite do Tratado de Tordesilhas – divisão de territórios que Portugal mantinha com a atual Espanha. Na época da conquista das terras, embora não exista um documento oficial, ela também ficou marcada como o primeiro povoado brasileiro.
“Existem uns pontos meio divergentes, uns dizem que o ponto seria São Sebastião, no pé de Ilhabela, e que para baixo tudo seria espanhol. Mas, o que as pessoas mais levam em conta é de que seria esse o limite português, que seria realmente Cananéia”, explicou o historiador.
Galerias Relacionadas
Origem de Cananeia
Ele afirmou que, na época dessas navegações, os europeus nomeavam os territórios encontrados com base na Igreja Católica. A respeito de Cananéia, porém, há algumas hipóteses sobre a origem.
“Uns dizem que seria o lugar onde foram deixados ‘degredados’, judeus, então cananeus. Existe uma outra história que diz que uma passagem da bíblia diz que Jesus teve um encontro, recebeu uma mulher cananéia, esposa de um cananeu”, disse.
Os cananeus seriam um antigo povo semita que morou em Canaã, região que corresponde ao território atual de Israel, Palestina, parte do Líbano e Síria. Algumas pessoas, de acordo com o historiador, ainda dizem a nomenclatura pode ter surgido devido ao nome de uma índia.
“Logo depois dessa data, a gente sabe que entre 1510 e 1520 esses navegantes vão montar um outro ponto de apoio, onde é São Vicente, pela facilidade de subida pela serra”, explicou ele. A cidade de São Vicente (SP), fundada em 1532, é considerada a primeira vila brasileira.
Destino turístico
Praia de Laje é uma das mais isoladas da Ilha do Cardoso, em Cananéia
Prefeitura de Cananéia/Divulgação
A estância turística de Cananéia tem praias paradisíacas, sabores exóticos e culinária local baseada nos frutos do mar. O turismo ambiental e histórico, além da cultura relacionada à própria mata, são pontos fortes da cidade. A indústria de produtos relacionados à natureza também cresce.
O Censo Demográfico de 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que Cananéia é habitada por 12.289 pessoas. Segundo a prefeitura, a cidade, repleta de riquezas naturais, é um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica intocada da costa brasileira e um dos maiores berçários de vida marinha do planeta.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.