O presidente dos EUA, Donald Trump, declarou nesta segunda-feira (14) que Washington irá impor “tarifas muito severas” à Rússia, caso um acordo sobre a guerra da Ucrânia não seja alcançado em 50 dias.
De acordo com Trump, o valor das tarifas sobre produtos de parceiros comerciais da Rússia pode chegar a 100%.
“Imporemos tarifas muito severas se um acordo não for alcançado dentro de 50 dias — tarifas em um patamar de aproximadamente 100%, que podem ser chamadas de tarifas secundárias”, disse ele em uma reunião com o secretário-geral da Otan, Mark Rutte.
Além disso, o presidente estadunidense anunciou que chegou a um acordo com Otan sobre o fornecimento de armas à Ucrânia às custas dos europeus. Segundo ele, novas entregas de armas dos EUA incluirão sistemas Patriot, e a possibilidade de transferir 17 desses sistemas está sendo considerada. A Otan e o representante permanente dos EUA na aliança, Matt Whitaker, coordenarão a transferência de armas.
A expectativa para uma nova declaração de Donald Trump sobre a Rússia já havia sido criada pelo próprio presidente dos EUA ainda na sexta-feira (11), quando o republicano disse que ia fazer uma “grande declaração” sobre a Rússia.
Trump disse confiar que tanto a Rússia quanto a Ucrânia tomarão medidas para chegar a um acordo, e que isso não implicará na aplicação de novas sanções dos EUA.
Na semana passada, Donald Trump afirmou que poderia apoiar um projeto de lei para impor novas sanções à Rússia. A ameaça que ele fez nesta segunda-feira de impor tarifas de 100% difere do pacote de sanções anteriormente proposto por mais de 80 senadores, que pediam a imposição de sanções contra a economia russa em um nível muito mais alto, sugerindo uma tarifa de 500% para os países que compram petróleo e urânio russos.
Donald Trump também voltou a manifestar frustração em relação à falta de resultado nas recentes conversas com o presidente russo, Vladimir Putin.
“Eu chego em casa e digo à primeira-dama: ‘Vladimir (Putin) e eu tivemos uma conversa maravilhosa hoje’. Ela responde: ‘Sério? Mais uma cidade acaba de ser atacada [na Ucrânia]’”, acrescentou o presidente dos EUA. Segundo ele, “quando isso acontece três ou quatro vezes, você percebe que essas conversas [com Putin] não fazem o menor sentido”.
O post Trump ameaça impor tarifas de 100% à Rússia se não houver acordo sobre Ucrânia apareceu primeiro em Brasil de Fato.