Suzano amplia impacto do projeto Guardiões da Floresta com visita de estudantes em Aracruz (ES)

A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos a partir do eucalipto, recebeu em sua unidade industrial de Aracruz (ES) um grupo de 24 alunos com idades entre 8 e 12 anos, acompanhados de quatro professoras do Centro Municipal de Educação Básica (CMEB) Honório Nunes Jesus, do bairro Morobá. A visita fez parte do programa Guardiões da Floresta, voltado à educação ambiental e à conscientização das futuras gerações sobre a importância da preservação dos recursos naturais.

Durante a visita, as crianças participaram de atividades educativas que abordaram temas socioambientais e conheceram de perto o funcionamento da fábrica e sua relação com o meio ambiente.

“Começamos o projeto em 2023 com a meta de atender 200 crianças, e hoje já são mais de 1.700 participantes por ano. O programa atende escolas de comunidades rurais e o impacto positivo que ele tem trazido está superando nossas expectativas. Estamos muito felizes com o engajamento e queremos seguir ampliando o programa, conscientizando cada vez mais crianças e comunidades para proteger nossas florestas e garantir um futuro melhor”, afirmou Douglas Guedes, Gerente de Inteligência Patrimonial da Suzano.

A professora Thaís Loureiro Bossato, que acompanhou a visita, destacou a relevância do projeto: “A presença da Suzano em Aracruz já é muito importante por todo o desenvolvimento da cidade e pela geração de empregos, mas ainda tem também a oportunidade que é oferecida às crianças de conhecerem um projeto que fala sobre o meio ambiente e natureza. Elas precisam entender a importância e aprender a cuidar das florestas. Então, o programa Guardiões da Floresta tem um enorme significado dentro das escolas e a gente agradece por tudo isso”.

A iniciativa está alinhada aos Compromissos para Renovar a Vida, um conjunto de 15 metas de longo prazo da Suzano em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

 

GUARDIÕES DA FLORESTA

Criado pela área de Inteligência Patrimonial da Suzano, o projeto Guardiões da Floresta tem como foco a promoção da educação ambiental em escolas e comunidades rurais. Presente em estados como Espírito Santo, São Paulo, Bahia, Maranhão e Mato Grosso do Sul, a iniciativa já impactou mais de 28 mil pessoas apenas em 2024.

Nas escolas, o programa trabalha com uma abordagem preventiva e educativa para ensinar conceitos de sustentabilidade, biodiversidade, conservação ambiental e combate a crimes ambientais. As crianças são incentivadas a levar o conhecimento adquirido para suas famílias, multiplicando o alcance da ação.

Além das atividades em sala de aula, o projeto promove também a Copa Guardiões da Floresta, torneio esportivo entre escolas rurais que une esporte, cidadania e educação ecológica. Em 2024, a edição do evento contou com 12 equipes da Bahia e do Espírito Santo.

A comunidade pode participar ativamente do projeto por meio do canal gratuito de denúncias — telefone e WhatsApp no número 0800 203 0000 — destinado ao registro de crimes ambientais como desmatamento, queimadas, caça ilegal e pesca predatória.

O post Suzano amplia impacto do projeto Guardiões da Floresta com visita de estudantes em Aracruz (ES) apareceu primeiro em Portal Celulose.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.