
O valor dos aluguéis teve um aumento de 7,69% em Vitória nos primeiros seis meses de 2025, sendo um dos maiores entre todas as capitais brasileiras, de acordo com o índice Fipezap.
No mesmo período, a média nacional de aumento dos aluguéis foi de 5,66%, com a inflação em 2,99% no país. Vitória está entre as capitais com maior valorização, junto com Campo Grande, Aracaju, Belém e Belo Horizonte.
Aluguéis: valorização de bairros tradicionais
Segundo Charles Bittencourt, diretor da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi/ES), a valorização ocorre mais em bairros tradicionais, que permanecem sempre aquecidos.
Por conta disso, muitas pessoas têm procurado o Centro de Vitória ou cidades vizinhas, com preços mais atrativos.
“Vila Velha, que antigamente falavam que era cidade dormitório, hoje é uma cidade que tem vida própria. O município da Serra também tem crescido. O Centro da cidade também você já vê investidores comprando imóvel lá, revitalizando imóveis”, disse.
Mercado imobiliário de Vitória segue aquecido
Com poucos terrenos à venda, o mercado imobiliário de Vitória segue aquecido, o que sinaliza que os preços podem continuar a subir.
Isso acontece por conta da alta demanda e menor oferta, o que tende a valorizar cada vez mais os espaços, possibilitando o crescimento imobiliário, como explica Bittencourt.
“Como é uma cidade que tem uma demanda muito grande, há uma carência de construção, por falta de terreno, há espaço para poder crescer”, afirmou.
*Com informações do repórter Rodrigo Schereder, da TV Vitória/Record