A abertura do 60º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE) foi marcada por um ato em homenagem aos três estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA), que morreram na madrugada desta quarta-feira (16), em um acidente na BR-153, quando estavam a caminho do evento. Ana Letícia Araújo Cordeiro, Welfeson Campos Alves e Leandro Souza Dias estavam em um ônibus atingido por um caminhão que trafegava na contramão. Ademilson Militão de Oliveira, motorista do ônibus e funcionário da UPFA, também morreu no acidente.
Em seu perfil nas redes sociais, a organização publicou trechos do ato em memória dos estudantes. “A UNE é uma organização que reúne os sonhos dos estudantes. Ana, Welfeson e Leandro permanecerão vivos em cada vez que um estudante ousar sonhar e lutar. Eles estarão em cada canto desse congresso, em cada fala, em cada grito, em cada expressão de luta e no amor que nós, estudantes, temos pelo Brasil”, disse a atual presidente da organização, Manuella Mirella, na abertura do Congresso. Em coro com o público presente, os nomes das vítimas foram repetidos.
Na Universidade Federal de Goiás (UFG), que recebe o Congresso neste ano, a UNE montou um QG de acolhimento para “oferecer atendimento com responsabilidade e humanidade”, incluindo, entre as ações, “acompanhamento psicológico, social e material aos estudantes atingidos”, “acolhimento estruturado para familiares e amigos, com apoio de equipes multidisciplinares” e “ações junto à Polícia Rodoviária Federal para maior fiscalização ao redor dos locais do evento”. “Nosso Congresso será, mais do que nunca, um espaço de memória, resistência e cuidado coletivo”, afirmou a organização.
O primeiro dia do Congresso foi nesta quarta-feira. O evento vai até o próximo domingo (20) e contará com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na manhã de quinta-feira (17), com o tema Brasil é dos brasileiros: taxar os super ricos e investir na educação.
O post Abertura de Congresso da UNE tem ato em homenagem a estudantes mortos em acidente apareceu primeiro em Brasil de Fato.