
A Fundação Getúlio Vargas (FGV) publicou a lista dos candidatos aprovados no concurso da Guarda Civil Municipal de Vitória.
- Siga o Folha Vitória no Linkedin para ficar por dentro de oportunidades
Ao todo, 117 candidatos poderão dar continuidade ao processo seletivo, que inclui a entrega de documentação e o ingresso no Curso de Formação de Guarda (CFG) — etapa obrigatória e de caráter eliminatório.
Essa é a primeira seleção da corporação em 14 anos. A iniciativa para reforçar o efetivo da guarda municipal da Capital capixaba vai preencher 100 vagas imediatas e formar um cadastro de reserva. A lista completa dos aprovados está disponível no site da FGV.
Curso de formação deve ser concluído ainda este ano
Com início previsto para 11 de agosto, o Curso de Formação de Guarda (CFG) de Vitória será ministrado pela Academia de Formação da Guarda Municipal. A carga horária é de 798 horas, com término previsto para dezembro.
A formação inclui conteúdos teóricos e práticos, entre eles:
- Legislação aplicada à segurança pública;
- Técnicas de abordagem;
- Armamento e tiro;
- Policiamento comunitário e viário.
O currículo segue as diretrizes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e da Portaria 966/22 da Senatran, e habilita os agentes para atuarem tanto na segurança urbana quanto na fiscalização do trânsito.
O secretário de Segurança Urbana de Vitória, Amarílio Boni, destacou que a convocação representa um passo importante na reestruturação da Guarda.
“Damos um passo importante no reforço do efetivo da corporação que desempenha papel estratégico na segurança pública e viária da Capital. Temos investido na estrutura, nos equipamentos e também nas pessoas que formam esta instituição“, frisou.
Para Annelise Alves, gerente da Gerência de Formação e Atenção Psicossocial (Gfap), o curso possibilita que os novos agentes atuem de forma eficiente.
“Sabemos que estamos trazendo uma nova geração para dentro da corporação, que está ansiosa para receber os novos componentes. O CFG Vitória é um processo formativo que vai capacitá-los em conhecimentos teóricos e práticos, além de moldá-los a fim de atuarem em excelência enquanto profissionais da Guarda Municipal”, destacou.
A comandante da Guarda de Vitória, Dayse Barbosa, vê o concurso como um avanço. “Com a entrada dos novos guardas, vamos ampliar ainda mais nossa capacidade de atuação, reforçando as nossas ações de patrulhamento, proteção escolar, fiscalização de trânsito”, pontuou.