Abertura do Novenário de Senhora Sant’Ana em Feira de Santana reúne fiéis e celebra a esperança

Abertura do Novenário de Senhora Santana
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

A Catedral Metropolitana de Sant’Ana abriu suas portas nesta quinta-feira (17) para o tradicional novenário em honra à padroeira da cidade de Feira de Santana. A abertura do evento religioso contou com a presença do Arcebispo Emérito Dom Itamar Vian e de Dom Vitor, de Vitória da Conquista, que participou da celebração como pregador.

A celebração também homenageou os grupos religiosos Mães que Oram, Pastoral Litúrgica e Acolhida, além de catequistas, ministros da comunhão, Coral Vozes da Catedral, grupos de canto, conselhos paroquiais e funcionários.

Em entrevista ao Acorda Cidade, Dom Itamar Vian destacou o crescimento no número de fiéis participando das celebrações do novenário e a  Senhora Sant’Ana a cada ano, especialmente após a pandemia, ressaltando a renovação da fé e a busca por saúde e bom relacionamento com Deus e com o próximo.

Abertura do Novenário de Senhora Santana
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

O tema da primeira noite, “A esperança que nasce da fé”, foi acolhido com entusiasmo pelos participantes. Dom Itamar enfatizou que a esperança é como uma estrela guia, que leva as pessoas para o futuro, mesmo em meio aos problemas.

“A esperança é como uma estrela guia. As pessoas que têm esperança vão sempre para a frente, mesmo no meio dos problemas, das dificuldades, sofrimentos, angústias e medos. A pessoa que tem esperança volta o seu olhar sempre para o futuro porque Jesus é o caminho, a verdade e a vida. A Senhora Sant’Ana foi uma pessoa de esperança. Ela acreditou contra tudo aquilo que parecia impossível, mas com a fé superou todas as dificuldades. O tema de hoje nos leva realmente a termos sempre o olhar voltado para o futuro, mesmo tendo problemas no presente, temos os pés no chão e o olhar voltado para o céu”, declarou.

Dom Vitor Agnaldo de Menezes
Dom Vitor Agnaldo de Menezes | Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Dom Vitor também destacou que a fé é o fundamento da esperança cristã. “Esse período é um tempo em que os católicos devem buscar a renovação da esperança, sobretudo através da participação. O tema é ‘a esperança nasce da fé, e a fé é o fundamento de toda a esperança cristã. Então, que a nossa fé seja renovada para continuarmos esperando o novo céu, a nova terra”, ressaltou.

A tradicional celebração também teve a participação da Irmã Rosa e das paróquias da Forania I: Senhor dos Passos, Santo Antônio, Cristo Redentor, Senhora de Fátima, Senhora do Carmo e São João XXIII. 

Abertura do Novenário de Senhora Santana
Foto: Paulo José/Acorda Cidade
Abertura do Novenário de Senhora Santana
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.