
Influenciadora viraliza após ter infecção no olho causada por mosca de banheiro no ES
“Meu noivo olhou e ficou assustado. Eu também fiquei, porque era o meu olho, e parecia que havia areia dentro dele, dava dor até na cabeça”. Esse é relato da influenciadora e enfermeira Larissa de Jesus dos Santos, de 27 anos, que viralizou nas redes sociais depois de compartilhar a própria experiência com uma infecção no olho, causada por uma mosca de banheiro, aquelas pequenas e comuns em ambientes úmidos.
O caso aconteceu no dia 31 de março na Serra, Grande Vitória, logo após Larissa entrar no banho. Segundo ela, o inseto entrou rapidamente no olho direito e saiu em seguida, mas foi suficiente para provocar uma reação: o olho começou a inchar em segundos, e a dor se espalhou pela cabeça.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
Ao se olhar no espelho, a influenciadora percebeu que a parte branca do olho estava coberta por uma espécie de “gordura amarelada”. “Meu noivo olhou com a lanterna do celular e ficou assustado. Eu também fiquei, era meu olho ali e doía muito”, contou.
De acordo com o oftalmologista Raphael Moraes, o quadro que Larissa apresentou é chamado de quemose ocular, um inchaço causado pelo acúmulo de líquido entre a esclera (parte branca do olho) e a conjuntiva, uma fina membrana que reveste o globo ocular.
Influenciadora viraliza após ter infecção no olho causada por mosca de banheiro no Espírito Santo
Reprodução/ Redes Sociais
“O aspecto lembra uma ‘gelatina’ sobre o olho”, explicou. O médico reforça que, apesar do susto, o quadro é leve e tende a regredir rapidamente com o uso de colírios e pomadas.
“Esses insetos podem carregar substâncias irritantes ou causar reações de hipersensibilidade em pessoas mais suscetíveis. Foi provavelmente isso que desencadeou a quemose”, disse.
Larissa foi atendida em um hospital especializado em Vitória e iniciou o tratamento com pomada e colírio antibiótico.
Em dois dias, os sintomas começaram a regredir. “No mesmo dia já estava muito inchado, fiquei com medo de ter um choque anafilático. Mas graças a Deus, deu tudo certo”, contou.
Apesar de parecer um evento raro, não foi a primeira vez que algo parecido aconteceu com ela. Duas semanas antes, uma outra mosca entrou em seu olho esquerdo, provocando um leve inchaço que desapareceu no dia seguinte.
Influenciadora viraliza após ter infecção no olho causada por mosca de banheiro no Espírito Santo
Reprodução/ Redes Sociais
LEIA TAMBÉM:
Ex-dançarina fica paraplégica após complicação causada por furúnculo
VÍDEO: designer encontra carrapato preso em cílios de cliente em salão de Vitória
Influenciadora com 1,5 milhão de seguidores é presa por maus-tratos a filho no ES ao ser alvo de operação por golpe na internet
“Na hora, parecia uma coisa boba. Mas depois que compartilhei o vídeo, vi que muita gente também já passou por isso. E eu mesma fui pesquisar e encontrei um caso na China em que um homem perdeu o globo ocular após uma infecção por causa desse tipo de mosquito”, disse Larissa.
Influenciadora viraliza após ter infecção no olho causada por mosca de banheiro no Espírito Santo
Reprodução/ Redes Sociais
A repercussão nas redes sociais surpreendeu. Segundo ela, o objetivo do vídeo foi alertar as pessoas sobre um perigo aparentemente inofensivo. “Essa mosquinha parece boba, mas olha o que pode causar.”
Desde então, Larissa passou a redobrar os cuidados com o banheiro, especialmente porque o ambiente não tem janela nem exaustor, o que aumenta a umidade.
“Eu já usava cloro no ralo, limpava tudo. Agora jogo também inseticida todo dia. É o que tá me dando mais segurança”, completou.
O oftalmologista reforça que, apesar da aparência assustadora, a quemose não provoca cegueira. “A quemose alérgica não provoca perda de visão. Os principais problemas são o desconforto e o susto, porque o inchaço dá a impressão de que o olho está saindo. Mas é uma reação passageira”, afirmou Rafael.
Como eliminar as moscas
Mosquito de banheiro
Reprodução
A dica principal para eliminar as moscas dos banheiros é a limpeza regular dos ralos com água sanitária, bicarbonato de sódio e vinagre. Essa mistura ajuda a remover a matéria orgânica que atrai o inseto.
Confira passo a passo:
Utilize uma escova para limpar o interior do ralo, removendo resíduos de sujeira e cabelo;
Aplique água sanitária ou a mistura com bicarbonato de sódio e vinagre;
Enxague com água quente para remover os resíduos;
Para prevenir as moscas, use um rodo para remover excesso de água e utilize ralos com sistema abre e fecha para evitar que o inseto saia do encanamento.
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo